Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais 10 motoristas flagrados na Lei Seca em Teresópolis

Verão terá ações de fiscalização em acessos de cachoeiras e praias de todo o estado

Marcello Medeiros

Durante as festas de Natal e Ano-Novo agentes da Operação Lei Seca abordaram, no estado do Rio de Janeiro, 9.360 motoristas. Destes, 521 foram pegos embriagados, tiveram a habilitação recolhida e terão o direito de dirigir suspenso por um ano, além de responderem administrativa e criminalmente. Em Teresópolis, a fiscalização aconteceu Avenida Lúcio Meira, nas proximidades da Calçada da Fama, e terminou com 10 motoristas flagrados dirigindo embriagados.  Na operação foram abordas 69 pessoas, 30 veículos multados, quatro rebocados e cinco carteiras de habilitação foram recolhidas.

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel da Polícia Militar Marco Andrade, as ações foram realizadas nas regiões do estado com maior fluxo de pessoas e veículos durante as festas de fim de ano. “Apesar da mudança de comportamento que diariamente observamos através das ações da Operação, algumas pessoas ainda insistem em beber e dirigir. Nosso maior objetivo foi  retirar estes motoristas de circulação para garantir que as pessoas curtissem as festas, mas que voltassem em segurança para suas casas", destacou.

Nesse período, todo o efetivo da lei seca, que conta com 250 agentes, foi mobilizado. Além das blitzen de fiscalização, agentes de educação da operação realizaram um trabalho de conscientização em pontos estratégicos, alertando a população sobre os perigos da mistura álcool e direção.

Fiscalização em cachoeiras

Teve início nesta quinta-feira (4) a Operação Verão. O projeto contará com blitzen diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras do estado do Rio de Janeiro. No ano passado, foram abordados 17.716 motoristas durante as ações desse período. Deste total, foram registrados mil casos de alcoolemia.

Mais sobre a OLS

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo. Desde então foram realizadas mais de 19 mil operações, 2.731.705 motoristas foram abordados e foi comprovada a alcoolemia em 180.285 pessoas. Neste período também foram multados 510.633 motoristas, 99.126 veículos foram rebocados e 171.589 carteiras de habilitações foram recolhidas.

Sistema de câmeras

A Operação Lei Seca agora conta com a tecnologia como aliada para dar mais transparência às abordagens. Cerca de 50 câmeras, distribuídas por nove equipes, filmam todas as ações realizadas durante as blitzen. As imagens geradas são monitoradas, em tempo real, por uma Central 24 horas que funciona no prédio Anexo do Palácio Guanabara. As câmeras de pequeno porte ficam acopladas ao colete dos policiais e uma outra, um pouco maior, monitora toda a movimentação na tenda, onde os documentos do motorista abordado são checados e onde é realizado o teste com o bafômetro. As câmeras captam o áudio interno e externo da tenda. – Caso exista alguma divergência, as imagens são devidamente analisadas – disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE