Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei da vistoria sem IPVA em dia volta a ser discutida na Alerj

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Jorge Picciani (PMDB) afirmou que o Detran-RJ comete abuso ao determinar o não cumprimento da Lei Estadual 7.718/17, que permite a realização de vistoria veicular sem o pagamento do IPVA. O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (18), o decreto 46.116/17, determinando o descumprimento da norma que entrou em vigor no dia 10 deste mês, com base em um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Jorge Picciani (PMDB) afirmou que o Detran-RJ comete abuso ao determinar o não cumprimento da Lei Estadual 7.718/17, que permite a realização de vistoria veicular sem o pagamento do IPVA. O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (18), o decreto 46.116/17, determinando o descumprimento da norma que entrou em vigor no dia 10 deste mês, com base em um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Picciani afirmou que vai sugerir à Comissão de Tributação da Casa que convoque o presidente do Detran, Vinícius Farah, e o procurador do Estado, Leonardo Espíndola, para prestar esclarecimentos. "Essa decisão é abusiva. A lei está em vigor, não pode ser descumprida sem uma decisão da justiça", afirmou Picciani.
O deputado Luiz Paulo (PSDB), autor da lei e presidente da Comissão de Tributação da Alerj, afirmou que vai entrar com uma representação no Ministério Público sugerindo que o órgão tome as medidas cabíveis para o cumprimento da lei. "Não tem nenhum amparo legal ou justificativa plausível do Detran para não cumprir uma lei que está em vigor. O órgão competente para o agendamento da vistoria anual vem cometendo um arbítrio, não dando efeito à nova legislação", disse Luiz Paulo.

Ação no STF
O Governo do Estado informou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação para suspender os efeitos da lei. A informação não foi confirmada até o fim da tarde desta terça-feira pelo STF. Mesmo sem uma decisão judicial da Suprema Corte, a PGE recomendou o não cumprimento da norma, sob o argumento de que a prerrogativa de legislar sobre o trânsito seria exclusiva da União.

Justificativa
Aprovado em abril deste ano, o projeto havia sido vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão. No entanto, os deputados derrubaram o veto no início de outubro, transformando a proposta em lei. Segundo Luiz Paulo, a vistoria veicular é feita para garantir a segurança no trânsito, e não pode estar vinculada ao imposto. “O pagamento do IPVA não pode ser usado pelo Executivo como motivo impeditivo para que os proprietários não façam a vistoria nos veículos. A vistoria feita pelo Detran é proteção a vida e ao meio ambiente. Não tem que vincular com o pagamento do imposto", defende Luiz Paulo. Segundo ele, o Governo teria outros meios para fazer a cobrança, como a inclusão do débito na Dívida Ativa.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE