Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Juntando os cacos e reconstruindo a vida

Vítimas da tragédia de 2011 passam primeiro aniversário da catástrofe na nova casa

André Oliveira

No dia em que Teresópolis homenageou seus mortos e feridos na tragédia de 12 de janeiro de 2011, moradores do novo bairro Fazenda Ermitage tentam juntar os cacos e reconstruir suas vidas no conjunto de apartamentos que se tornou símbolo da resiliência da população. A rotina diferenciada promovida pelo novo estilo de moradia em condomínios aos poucos vai fazendo parte da vida dos moradores, que ainda convivem com problemas pontuais de adaptação. Enquanto o comércio não chega, carros de venda de todo tipo de produto circulam pelas novas ruas e tentam conquistar clientes. Ovos, peixes, frutas, pão… Vende-se de tudo um pouco. A segurança é garantida por uma base instalada pela Polícia, enquanto agentes do Inea mostram a presença do Estado no novo bairro, que também ganhou uma linha de ônibus. 

O novo bairro de Teresópolis conta com 1600 moradias e aproximadamente quatro mil pessoas. São ao todo 80 blocos com 20 apartamentos e cinco andares cada. No terreno de 272,5 mil metros quadrados, existem sete condomínios. Cada unidade tem 43 metros quadrados, composto por sala, dois quartos, cozinha e banheiro. A obra do conjunto habitacional foi coordenada pelo Governo do Estado e fez parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida. 

“Conseguimos recomeçar aqui”
Um desses milhares de moradores é Manoel Carlos Ferreira, conhecido pelo apelido de Beleco. Instalado no condomínio das Margaridas, tornou-se o zelador contratado da unidade. Na época da tragédia, vivia com sua família no bairro do Caleme e viu sua casa ser destruída pela natureza. Agora tenta reconstruir a vida. “Pra mim isso aqui é uma vitória. Depois de sete anos de sofrimento, conseguimos recomeçar aqui. Pra mim é glorioso ver minha família, meus amigos que ficaram tanto tempo sem suas casas e que agora têm onde morar. É maravilhoso”, comemora. Porém, a lembrança da tragédia ainda é recente na memória. “Nunca vou esquecer do que vivemos. Ajudei amigos a escapar, lavei corpos de outras pessoas. Tivemos até que montar uma equipe para vigiar as casas e impedir que as coisas fossem saqueadas”, lamenta. “O que mais fica é a saudade dos amigos que se foram, da cervejinha, do bate papo e do futebol”, detalha. 

Coisas boas e ruins

Ainda segundo Beleco, a nova comunidade não deixa de ter problemas como qualquer outra. Porém existe vontade e mobilização para que o quadro seja diferente. “Temos coisas boas e ruins aqui. Das ruins nós tiramos o ensinamento e buscamos o lado bom. Moro aqui há sete meses e tento dar o melhor e convencer meus amigos a construir uma sociedade justa. Falta alguma coisa. Gostaríamos de mais rondas da PM pra garantir nossa segurança e a iluminação pública ainda é precária. Mas estamos começando. Criamos uma comissão de moradores com CNPJ e vamos rumo à vitória”, projeta.

Também moradora do novo bairro, dona Maria de Lurdes da Conceição não esconde a alegria. Passeando pela comunidade com o pequeno Kaíque, ela é só gratidão. “Pra mim isso aqui é uma bênção que caiu do céu. É um lugar bom e tranquilo, sem brigas. Até minha saúde melhorou depois que vim pra cá. Todos os dias agradeço a Deus por estar aqui”, comemora. 

Memória das vítimas

Para homenagear os entes que morreram na tragédia de 2011, moradores do condomínio e membros da diretoria colegiada da Associação das Vítimas (Avit) organizaram um evento ecumênico no casarão sede da Fazenda Ermitage. O evento contou com fala dos participantes, abraço ao condomínio, um minuto de silêncio pelas vítimas, oração, e por fim a celebração de uma Santa Missa. 


Símbolo da resiliência da população de Teresópolis, o novo bairro Parque Ermitage abriga aproximadamente quatro mil pessoas

 

 

 

 

 

 


Transporte coletivo: uma linha de ônibus foi criada para oferecer serviço aos moradores do novo bairro Parque Ermitage

 

 

 

 

 

 


Manoel Carlos ‘Beleco’, morava no Caleme e agora é um dos membros do novo bairro Parque Ermitage. “Pra mim é glorioso ver minha família, meus amigos que ficaram tanto tempo sem suas casas e que agora têm onde morar”

 

 

 

 

 

 


Os conjuntos de prédios receberam área de lazer e quadras esportivas para atender moradores e principalmente as crianças

 

 

 

 

 

 


Maria de Lourdes também mora no novo bairro e não esconde a alegria pela oportunidade de reconstruir a vida ao lado da família

 

 

 

 

 

 


Vida nova: o pequeno Kaique puxa seu caminhão de brinquedo nos espaços públicos do novo bairro criado na Fazenda Ermitage

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE