Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jovens Aprendizes promovem campanha Maio Amarelo

Projeto de inserção profissional tem cronograma de ações ao longo do mês para fomentar a boa convivência entre motoristas e pedestres

Anderson Duarte

Os jovens aprendizes que atuam na Viação Dedo de Deus promoveram durante toda esta sexta-feira, 04, no centro da cidade, uma extensa ação de conscientização no trânsito teresopolitano. Apesar de ostentar o título de cidade mais segura do estado e uma das mais seguras do país, nosso município não possui números tão positivos com relação as ocorrências com vítima no trânsito, e por isso, precisa de ainda mais campanhas para que o convívio entre pedestres, motoristas e condutores seja menos agressivo e tumultuado como tem sido apresentado nos últimos anos. Em meio ao mês dedicado a chamar a atenção para a segurança no trânsito, em plena campanha do Maio Amarelo, os jovens que atuam no programa de inserção profissional elaboraram uma série de intervenções como esta para ampliar o leque de abrangência dos trabalhos oficiais. Panfletagem, bate papo, cartazes com mensagens de paz no trânsito, foram ações promovidas ao longo do dia.
Para Fernando Victor, Gerente de Gestão de Pessoas da empresa, esta foi uma grata surpresa quando o tema foi escolhido pelos jovens para a promoção do projeto. “Esses jovens desempenham muitas funções na empresa, mas estão em processo de formação, e como tal, precisam produzir conhecimento e interagir com o meio empresarial, e nós vimos com muito bons olhos quando o tema Maio Amarelo surgiu da ideia deles para a elaboração do projeto. Eles desenvolveram um cronograma de ações para potencializar ainda mais o programa e enxergamos grande potencial na proposta. A empresa sabe do papel crucial que possui no setor de mobilidade urbana de nosso município e também está consciente da responsabilidade que possui na promoção de ações como a que vimos hoje”, explica Fernando.
Como tem acontecido nos últimos anos, durante todo o mês de maio acontece a campanha Maio Amarelo, cujo símbolo escolhido foi o fitilho amarelo. O movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes. “O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres”, explica. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta era de reduzir em até cinquenta por cento os acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.
E o trabalho dos jovens aprendizes da Viação Dedo de Deus se justifica já que o número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer, alarmantes 23 por cem mil habitantes. “A inserção de jovens no mercado de trabalho é muito importante para o país e potencializar o programa Jovem Aprendiz, é uma ferramenta sem preço para essa luta contra o desemprego, mas ver uma ferramenta social de transformação abraçando uma causa como a segurança no trânsito é como se nós estivéssemos fechando esse ciclo cidadão participativo. A empresa entende que é imperativo investir em educação para que tenhamos um trânsito mais justo e menos corrido e perigoso, mas também entende que inserir essa discussão no meio da juventude e engajar eles na mudança de uma forma de pensar e agir da sociedade é uma mudança substancial a ser experimentado no médio prazo”, explica o gerente.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

Fábrica de artefatos de cimento é flagrada sem licenças

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE