ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Inea oferece curso de educação ambiental para jovens

Data: 21/05/2018

A capacitação abrangerá atividades de educação ambiental e arte-educação em moda e música - Divulgação INEA

Marcello Medeiros

Jovens com idade entre 15 e 29 anos, moradores de comunidades na zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, podem se inscrevem em projeto de educação ambiental da secretaria estadual do Ambiente e Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A capacitação abrangerá atividades de educação ambiental e arte-educação em moda e música, com oficinas do Ecomoda (confecção de roupas, bolsas e acessórios a partir da reutilização de tecidos) e Funk Verde (percepção musical com instrumentos produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos). 
Ao final do curso, os jovens deverão apresentar um plano de ação de intervenção local voltadas para o monitoramento e o controle do ambiente. A expectativa é capacitar cerca de 160 agentes, incluindo moradores do entorno de outras unidades de conservação administradas pelo Inea, até fevereiro de 2019.  – Após a capacitação, esses profissionais retornarão para suas cidades onde irão montar os núcleos físicos do projeto – disse a gerente de Educação Ambiental do Inea, Ângela Canal.
As inscrições podem ser feitas na sala do órgão no Parque Ermitage, condomínio construído para as vítimas da Tragédia de 2011 às margens da Rio-Bahia. Só para ter uma ideia do tamanho e importância do Parque Estadual dos Três Picos para Teresópolis, em nosso município ele vai desde o Soberbo, onde faz divisa com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, até Vieira, no Terceiro Distrito. Dessa forma, todas as comunidades à direita das rodovias BR-116 e RJ-130 nessa direção estão dentro ou na zona de amortecimento do PETP. Meudon, Vale da Revolta, Quinta-Lebrão, Fonte Santa, Albuquerque e  Bonsucesso são alguns dos exemplos.  

Temporada de Montanhismo 2018
Neste sábado, 19, será aberta oficialmente a Temporada de Montanhismo 2018 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O evento será realizado na sede Teresópolis e terá uma ampla programação com estandes de exposição, EcoCine, muro de escalada infantil e oficina de Slackline.
A Banda Sabotage também fará um show especial das 20h às 23h, encerrando o dia de sábado. No domingo, 20, a programação segue com a ocupação simultânea de cumes. Para participar do evento, a entrada do parque custará um quilo de alimento não perecível ou a mesma quantidade de ração para cães ou gatos. 
Durante o evento será feita uma homenagem ao montanhista teresopolitano Mozart Catão, que morreu em fevereiro de 1998 quando escalava a Face Sul do monte Aconcágua, na Argentina, onde foi atingido por uma avalanche com o também filho de Teresópolis Alexandre Oliveira e o brasiliense Othon Leonardos.

 

 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia

Dr Bumbum tem prisão preventiva decretada

TSE nega novo pedido de Lula para participar de debate na TV

Tite convoca para amistosos Paquetá, Pedro e Arthur

PM explica abordagem divulgada em redes sociais como "covardia"

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ