Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

FIRJAN tem nova representação em Teresópolis

Empresário Ladmir Carvalho assume Comissão Municipal e assina carta de intenções de programa Calçada Acessível com prefeito Sandro Dias

Anderson Duarte

Uma das instituições de maior peso e experiência no país acaba de ganhar uma nova coordenação em nossa cidade e, desde a noite desta quarta-feira, 13, o empresário Ladmir Carvalho, da Alterdata Software responde pela Comissão Municipal FIRJAN em Teresópolis. A posse aconteceu no Campus sede do UNIFESO e reuniu representantes da sociedade teresopolitana, autoridades e políticos da cidade e também foi marcada pela assinatura do protocolo de intenções de implantação do programa Calçada Acessível, projeto de mobilidade urbana, que o prefeito em exercício Sandro Dias espera colocar em prática em breve. Durante o evento, números importantes sobre a realidade de nossa região foram apresentados com base no Mapa do Desenvolvimento do Estado.
Presente ao evento, o presidente da Representação Regional da FIRJAN da Região da Baixada Fluminense Área II, Roberto Leverone, enalteceu a importância da atuação firme e presente da entidade no município. “Temos como premissa de atuação o apoio aqueles que esperam empreender e desenvolver as regiões de nosso estado. Nosso escritório compreende alguns municípios que experimentaram ao longo dos últimos anos muitas dificuldades, mas percebemos que o atual cenário econômico do Rio de Janeiro e do país apresenta novos desafios para empresas, governantes, instituições públicas e cidadãos, ou seja, para vencermos essa adversidade é preciso ter uma direção clara a darmos início a um novo ciclo de crescimento no estado. Teresópolis tem uma boa perspectiva com essa sua nova fase e a chegada do Ladmir”, disse Roberto Leverone.
Já Ladmir fez questão de enaltecer o quanto nosso município pode se desenvolver com a aplicação de políticas administrativas e as técnicas e procedimentos desenvolvidos pela FIRJAN. “O Sistema FIRJAN acredita que somente com municípios fortes e o desenvolvimento equilibrado das nossas muitas regiões é que poderemos ter novamente um estado forte. Apontar os desafios reais a serem enfrentados e propor ações que permitirão superá-los, fazendo a transição entre o presente e o futuro preconiza algumas destas ações. O objetivo é fazer da nossa cidade um melhor ambiente de negócios e aproveitar esse singular momento que vivemos hoje, com o reconhecimento de nossa segurança e a escolha por nossas belezas naturais ainda mais evidentes”, disse Ladmir.
E uma das grandes novidades da noite foi a assinatura do protocolo de intenções do Programa Calçadas Acessíveis, uma iniciativa da própria FIRJAN em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland. O prefeito Sandro Dias conversou com nossa reportagem e explicou o quanto é importante ter um empresário como Ladmir Carvalho a frente da FIRJAN em nosso município e também como o programa será implantado na cidade. “Eu sou até suspeito para falar desta instituição pois a empresa da minha família foi a primeira afiliada da FIRJAN em nosso município, e muito do que aprendi em minha vida de empresário dou graças ao trabalho da federação. E quanto ao Ladmir acho que é um grande presente para a cidade. Conheço também desde cedo, estudei com seu sócio na escola e sou um admirador de sua trajetória. Agora é hora de unirmos essas vontades e histórias e transformar em realização e desenvolvimento para nossa cidade que amamos tanto”, enalteceu Sandro.
O Programa Calçadas Acessíveis tem sido desenvolvido desde o ano de 2013 na Representação Regional que compreende nosso município e o objetivo é orientar responsáveis e envolvidos na elaboração de projetos e obras dos municípios, como engenheiros, arquitetos e gestores públicos, bem como lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, sobre a importância de melhorar a qualidade das calçadas com padronização e acessibilidade, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida.
“Esse projeto tem como principal objetivo a melhoria da mobilidade urbana de Teresópolis. Não tenho dúvidas de que os conhecimentos que os nossos técnicos vão receber nos permitirão mudar a realidade dos nossos munícipes, garantindo ao cidadão o direito de transitar por uma calçada pensada para o pedestre e para a pessoa que possui algum tipo de deficiência ou alguma dificuldade de locomoção”, afirmou o prefeito. O arquiteto Luiz Gustavo Guimarães também esteve presente no evento e explicou como o projeto tem sido implantado em diversos pontos do país. “Nossa instituição tem contribuído em projetos de acessibilidade de várias cidades, prestando assessoria técnica para elaboração de cartilhas que descrevem as melhores práticas e os materiais adequados para se construir, recuperar e manter calçadas. Além disso, tem auxiliado, atendendo a convite, diversos órgãos públicos e administrações municipais, na elaboração e coordenação de seminários pelo Brasil para discutir o tema. A calçada é o tapete de boas vindas que permite que, de modo seguro, se aprecie as características e belezas de uma cidade. É nela que ocorre toda a movimentação cotidiana dos pedestres. Construir e reformar calçadas seguindo um projeto de acessibilidade, além de deixar a cidade muito mais bonita, garante a toda população um acesso seguro aos espaços urbanos”, finaliza.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE