Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feriadão com cidade lotada mais uma vez

Clima serrano e atrativos turísticos superam abandono administrativo e político do município

Marcello Medeiros

O feriadão prolongado mais uma vez rendeu bons frutos para Teresópolis. Entre sexta-feira à noite e a tarde desta segunda-feira, os principais pontos turísticos do município registraram grande número de visitantes, além de boa ocupação da rede hoteleira e restaurantes novamente. A grande procura acontece por conta dos muitos atrativos naturais e o clima característico da Região Serrana, que fica ainda mais evidente no período de Outono e Inverno. Com três unidades de conservação ambiental – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – o turista têm muito que fazer para aproveitar os bonitos dias dessa época do ano, sem contar a Rota Cervejeira e outras referências gastronômicas que atraem gente de várias partes do país.
Quem passou pelo Soberbo no início da manhã do último sábado encontrou trânsito lento no principal acesso do município. Além do grande número de veículos acessando o bairro do Alto, movimentação por conta também do ponto estratégico para admirar a Serra dos Órgãos e os tradicionais quiosques de pastel e caldo de cana em frente ao terminal turístico. Registrar a imponente e única vista do Dedo de Deus é obrigatório para qualquer tipo de turista. Ainda no bairro do Alto, a Feirinha também teve bastante procura mais uma vez, assim como a Granja Comary, onde fica o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol – que em 21 de maio recebe o time que irá tentar o hexacampeonato na Copa do Mundo da Rússia. Do outro lado da cidade, o orquidário no bairro de Quebra-Frascos foi novamente ponto de parada dos visitantes. 
No sábado Teresópolis recebeu ainda uma grande carreata do Lord’s VW, um dos tradicionais clubes de apaixonados pelos antigos veículos da Volks no Rio de Janeiro. Com seus Fuscas, TL´s e Variantes, entre outros, os antigomobilistas atravessaram a cidade e fizeram paradas nos principais atrativos turísticos, entre eles a Colina dos Mirantes, na parte mais alta da Fazendinha.
A rede hoteleira ainda não divulgou os números oficiais da visitação, mas já informa que o resultado foi bastante expressivo. Para a próxima semana, com o feriado do Dia do Trabalho caindo em uma terça-feira, e consequentemente um novo feriado prolongado, a expectativa é de mais alguns dias de movimento turístico no município. Importante lembrar que tal setor é extremamente importante para a economia, garantindo diversos empregos diretos e indiretos. 

Oportunidade para trabalhar com turismo
A cerca de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, Teresópolis tem entre suas grandes potencialidades o turismo. Ecológico, rural, histórico, cervejeiro… São diversas áreas que interessam ao visitante e, consequentemente, podem gerar muitos empregos direta e indiretamente. Mas, para se candidatar a uma dessas muitas oportunidades, é preciso buscar qualificação profissional. E, justamente para os teresopolitanos, essa graduação pode ser gratuita e em um dos melhores cursos de turismo do Brasil, o oferecido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A UERJ tem polo na Avenida Lúcio Meira, 223, na Várzea, há oito anos. Recentemente, o curso de graduação aplicado no município foi escolhido o melhor do estado do Rio de Janeiro e o décimo melhor de todo o país, segundo ranking da Folha de São Paulo. “Aqui na cidade já conseguimos colocar muitos estudantes nos postos de trabalho relacionados ao turismo, dando um pouco mais de profissionalismo nesse setor, além das análises críticas que são necessárias para melhorar cada vez mais o turismo teresopolitano”, atenta o professor Rafael Fortunato, vice-diretor do Instituto de Geografia da UERJ.
Um dos responsáveis pelo Turismo na unidade local, ele lembra que apesar da nomenclatura do curso, tal graduação permite atuar em diversas áreas. “A atividade turística passa por 54 áreas da economia. Para atender esse leque de possibilidades dessas áreas que abrangemos direta e indiretamente, estudamos várias áreas do saber, um pouco de história, antropologia, sociologia, filosofia, psicologia, marketing, administração… Ou seja, é um curso multidisciplinar e muito abrangente. Se a pessoa não tiver certeza, terá uma graduação mais abrangente e mais para frente pode decide se vai continuar especificamente no turismo ou se vai focar um pouco mais nessas subáreas que o turismo abrange. Um bacharel em turismo pode atuar depois dentro de uma empresa marketing, como empreendedor em uma agência de turismo, com planejamento de turismo em um organização não governamental ou prefeitura, por exemplo”, destaca Rafael, reforçando que o curso é gratuito e estão sendo oferecidas 40 vagas.
As inscrições podem ser feitas até o fim do mês no endereço vestibular.uerj.br. Os locais onde serão aplicadas as provas do 1º Exame de Qualificação serão divulgados a partir do dia 22 de maio. As avaliações acontecem no dia 10 de junho. As provas são compostas por questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A previsão é de que o resultado final, com a lista de classificados para a próxima etapa, seja divulgado no dia 18 de junho. A segunda fase do processo seletivo é o exame discursivo, marcado para o dia 2 de dezembro. Somente nesta etapa o candidato poderá fazer a opção pelo curso e, se for o caso, pelo sistema de cotas. Aqueles que não forem habilitados no 1º EQ ou desejarem melhorar a nota, podem se inscrever para o 2º EQ, que está marcado para o dia 16 de setembro. Neste caso, as inscrições estarão abertas entre os dias 17 de julho e 5 de agosto. Ainda não há data para a divulgação da lista de aprovados no Vestibular.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE