Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feirinha se consolida como grande atrativo turístico de Teresópolis

Feriado sempre é sinônimo de passeio na Feirinha de Teresópolis, seja para teresopolitanos ou turistas, que aproveitam a variedade e qualidade dos produtos que são vendidos pelos expositores em um dos principais atrativos turísticos da cidade. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trabalho, que administra o local, em feriados prolongados de grande movimento, a Feirinha chega a receber mais de 20 mil pessoas.

Marcus Wagner

Feriado sempre é sinônimo de passeio na Feirinha de Teresópolis, seja para teresopolitanos ou turistas, que aproveitam a variedade e qualidade dos produtos que são vendidos pelos expositores em um dos principais atrativos turísticos da cidade. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trabalho, que administra o local, em feriados prolongados de grande movimento, a Feirinha chega a receber mais de 20 mil pessoas.
Completando 34 anos de tradição em 2017, a Feirinha funciona na Praça Higino da Silveira, no Alto. Com cerca de 600 estandes de produtos variados nas áreas de móveis e artesanato (em tecido, madeira, bambu e palha), bijuterias, moda e confecção e alimentos artesanais (pães, bolos, licores, doces e salgados), além de comidas típicas nos estandes da Praça de Alimentação e Eventos, é uma ótima opção de lazer, gastronomia e boas compras. Do total, cerca de 150 estandes são voltados para a área de alimentação.

Eventos culturais e esportivos
Buscando manter o crescimento na visitação e chamar mais atenção para a venda de produtos confeccionados pelos artesãos da cidade, o Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinicius Ramos afirma que está há uma preocupação em proporcionar uma programação de eventos e a melhoria da estrutura do local. “Nós estamos buscando incentivar campanhas educativas, culturais, como ações de prevenção em saúde, temos parceria com o Sebrae para orientar sobre formalização de microempreendedores e muitas atividades culturais e esportivas acontecem aqui todo final de semana, sábados domingos e feriados”, disse Marcão. 
A administração tem o objetivo de divulgar o espaço também como uma ótima opção de lazer e entretenimento para o ano todo, tanto para turistas como para a população. A importância da Feirinha para o turismo se reflete em movimento para a economia, justificando a necessidade de um trabalho constante por melhorias para que Teresópolis seja bem vista pelas pessoas vindas de outros municípios e aumente a circulação de pessoas e dinheiro novo.
“Durante a semana peço para o pessoal da área administrativa da Secretaria para fazer contato com agências de Turismo divulgando a nossa agenda de shows e eventos. Também disponibilizamos aqui em frente à feirinha um local para que ônibus de turismo possam deixar os passageiros e também ficarem estacionados para dar maior comodidade ao turista. Temos ainda desenvolvido ações para facilitar ao teresopolitano que venha participar dos eventos e aproveitar a gastronomia que é um dos pontos mais fortes daqui. Hoje a feirinha tem o dobro de freqüentadores do que tinha ano passado, a ideia é crescer ainda mais, divulgar mais e trazer ainda mais eventos”, destacou o secretário.

Novidades  
Além da tradição, a gestão da feira também aposta na tecnologia para facilitar a vida dos clientes, disponibilizando um aplicativo que o turista pode baixar para encontrar o local onde é vendido o tipo de mercadoria que ele está interessado.
Outro objetivo da administração é encaminhar turistas para outros atrativos da cidade: “No terminal do Soberbo já temos um folder para encaminhar os turistas para os demais pontos turísticos de Teresópolis, na feirinha temos o coreto do centro administrativo onde a gente mantém de 9 às 19 horas um pessoal que dá a orientação de locais que podem ser visitados. Não bastasse isso, temos ainda o trenzinho que passa por pontos estratégicos em um tour por locais próximos”, disse o Secretário. 
Entre os expositores, a importância vai ainda além, já que os empreendedores dependem do que ganham com as vendas e ainda geram cerca de três mil empregos diretos e indiretos: “A feirinha é muito importante na vida da cidade porque traz dinheiro de fora e coloca no município, fazemos esse intermédio. Tudo que tenho na minha vida veio daqui, onde trabalho há 24 anos, estou formando uma filha em Odontologia, minha casa e meu carro, tudo conquistei através da feirinha”, afirmou Edésio Pacheco. 
“Eu vivo da feirinha que sustenta a minha família. Estou muito satisfeito, trabalhamos com mercadorias boas, tudo certinho, de modo que tem que dar certo”, explicou Francesco Marino.

A Feirarte
Iniciada por volta de 1973/1974 por quatro moradores da cidade e um grupo de sul americanos, que demonstravam seus produtos puramente artesanais em lonas abertas no meio da praça do alto, visando os turistas que visitavam a cidade de ar puro e clima de montanha. Regulamentada pela prefeitura em 1985, transformou-se na maior feira de artesanato e novidade do estado do Rio de Janeiro.​

 

Secretário Marcus Vinicius enfatizou que existe uma preocupação em garantir maior comodidade e mais atrativos para turistas e teresopolitanos

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE