Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira Orgânica aproxima cliente do produtor

Estar diante do produtor e agricultor responsável pelo cultivo do alimento orgânico que vai para mesa da família é um dos diferenciais que o visitante da Feira Orgânica de Teresópolis encontra ao frequentá-la. Neste sábado, afora a variedade ? aipim, beterraba, brócolis, cenoura, repolho, batatas, inhame, hortaliças e produtos processados, a Feira Orgânica recebe, às 11h, o grupo Liberdade Poética, que se alterna no palco com o projeto Música na Feira, com músicos da cidade e convidados.

Estar diante do produtor e agricultor responsável pelo cultivo do alimento orgânico que vai para mesa da família é um dos diferenciais que o visitante da Feira Orgânica de Teresópolis encontra ao frequentá-la. Neste sábado, afora a variedade – aipim, beterraba, brócolis, cenoura, repolho, batatas, inhame, hortaliças e produtos processados, a Feira Orgânica recebe, às 11h, o grupo Liberdade Poética, que se alterna no palco com o projeto Música na Feira, com músicos da cidade e convidados.
Os produtores da Feira Orgânica são associados da AAT – Associação Agroecológica de Teresópolis e certificados numa parceria com a ABIO-Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG). Este sistema requer a participação de todos os associados que visitam e são os responsáveis pela observação e troca de conhecimento de informações e da própria legislação de orgânico, de acordo com as normas do Ministério da Agricultura (MAPA).

Momento com o cliente
É no momento do encontro com esse agricultor que está a oportunidade de o cliente ou visitante da Feira Orgânica de Teresópolis negociar melhor preço, saber como é feito o cultivo sem agrotóxicos e conhecer um pouco da sazonalidade dos alimentos e das vantagens de consumir produtos de época.   A política de preço justo é uma das condições que o produtor aceita ao se filiar à AAT.
Teresópolis é a cidade serrana que vem se destacando no cultivo e plantio de alimentos orgânicos e também de orgânicos processados, como bolos, pães, geleias, compotas, conservas. Esses alimentos estão chegando ao Rio de Janeiro por meio do Circuito de Feiras Orgânicas, mercados e compras coletivas como a plataforma Comida da Gente.  
Outra oportunidade no contato direto com o produtor da Feira Orgânica é conhecer os associados que trabalham com produtos processados. O suco verde da banca da Ana Litardo é das primeiras associadas. Ana utiliza plantas alimentícias não convencionais – trapoeraba, picão branco, orapronobis, trevo, tanchagem, utilizando-as com a couve, folha abóbora, almeirão para oferecer o suco de clorofila com um pouco de semente germinada e plantas aromatizantes, como a menta, tomilho, alecrim, etc. 
Afora o suco de clorofila, o cliente pode tomar um café da manhã na banca do Canto da Mata, com pães, tortas e bolos frescos ou tapiocas do coletivo Pé no Chão, que também comercializa frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos. Na banca dos associados de Guapimirim afora frutas, legumes e verduras, o cliente também pode encontrar geleias e doces em compota.
 
Programação Cultural
A programação cultural da Feira Orgânica garante música ao vivo todos os sábados. O projeto se intitula Música na Feira e é organizado pelo artista Miguel Garcia. Neste sábado, 26, a poesia chega à Feira com o grupo Liberdade Poética, que faz um sarau às 11h.
De acordo com um dos componentes do Liberdade Poética, Matheus Moura, o sarau nasceu da necessidade de dar mais atenção a todo o conteúdo que fica nas entrelinhas do rap. “Percebi que muitas pessoas estavam escutando nossas músicas, mas poucas ouvindo o que estávamos dizendo. Por isso, resolvi parar o beat, e fazer as pessoas focarem nos versos e tudo que eles transmitem e representam”, ressalta Matheus que o sarau permitiu a troca de vivências, onde a poesia é o veículo.
 
Locais da Feira Orgânica
Várzea: Esquina da rua Tenente Luiz Meirelles e Fritz Weber, do lado da Rodoviária. Bairro Comary: Em frente à entrada do Clube Comary, ao lado do portão da CBF.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE