Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estrada rural em situação precária no Segundo Distrito

Ponte destruída e rachaduras impedem acesso de veículos, prejudicando estudantes e produtores rurais

Marcello Medeiros

Nos últimos meses os moradores das localidades de Santa Rita, Brejal e Andradas, no Segundo Distrito de Teresópolis, têm sofrido bastante por não conseguir ter o que está previsto no artigo quinto da Constituição Federal, o direito de locomoção. A estrada de terra batida que liga tais regiões está em situação bastante precária, com grandes rachaduras em diversos pontos e dois trechos bastante perigosos, um onde fica uma ponte de madeira improvisada, que hoje só pode ser atravessada pelos “mais ousados”, e outro onde um pequeno curso d´água cruza a pista, deixando exposto um escorregadio lajedo. Os populares já fizeram diversas reclamações ao governo municipal e, em um momento mais crítico, chegaram a se unir para tentar recuperar a passagem. Porém, as fortes chuvas dos últimos dias voltaram a complicar a situação.
“Sou produtor rural familiar e morador de Santa Rita. Nosso município está sob fortes chuvas e nosso distrito em particular se encontra em situação precária de segurança nas vias de acesso e nos entornos das propriedades. O município e seu setor de Defesa Civil constantemente se pronunciam em estado de alerta e prontidão, mas o que vou relatar demonstra tratar-se de farsa de responsabilidade e dever. Hoje, somente na estrada onde moro, temos uma ponte ruída sem nenhum tipo de sinalização, oferecendo risco grave iminente e impedindo acesso de crianças às escolas. Nossa estrada apresenta uma rachadura longitudinal, à beira de ceder em queda de seis metros a qualquer instante, o que vai provocar danos materiais e a interdição do trânsito entre os distritos de Santa Rita e Andradas, além de representar risco de morte ou acidente”, relata Luís Eduardo Costa, que fez diversas reclamações aos setores responsáveis no governo municipal.
O leitor do jornal O DIÁRIO informa ainda ter tido dificuldade ao pedir auxílio esta semana, após mais alguns dias de fortes chuvas. “Fiquei pasmo ao ligar para a Defesa Civil para comunicar a emergência e ser educadamente instruído à ligar novamente ‘amanhã de manhã’. A brincadeira é de péssimo gosto, me sinto lesado e humilhado pelo estado e pelo município. Voto, pago impostos, taxas de comercialização e sigo a lei, em troca, obtenho apenas descaso e omissão. Tenho muita vergonha e tristeza pelo que estamos passando, pois mesmo nos organizando em mutirões, me sinto sabotado pelas autoridades locais e pelo poder público”, denuncia.
Escoamento de lavouras e o acesso dos jovens estudantes ao ensino público são apenas alguns dos problemas gerados pelo descaso com o Segundo Distrito de Teresópolis. Luís Eduardo lembra que a região de Santa Rita é uma das que, sete anos depois, ainda sofre as consequências da maior catástrofe natural do país. “A situação é no mínimo desesperadora, pois nos encontramos abandonados sob a desculpa de falta de verbas e recursos, submetendo a população local à risco iminente e desnecessário. Infelizmente, parece que a situação ocorrida na Tragédia de 2011, não afetou em nada a rotina de descaso constante com nossa região”, pontua. Nesta sexta-feira entramos em contato com as secretarias de Agricultura, Obras e Serviços Públicos, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, não obtendo nenhum tipo de resposta até o fechamento desta edição.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE