Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolinha de hóquei para crianças no Ginásio Pedrão

Projeto já atende 50 pequenos atletas e tem fila de espera com grande número de interessados

Marcello Medeiros

Capital Nacional do Montanhismo, nosso município pode passar a ser referência também em outro esporte praticado há muito tempo por aqui, o hóquei. Graças à parceria entre o Teresópolis Hóquei Clube (THC) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está sendo realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o Pedrão, uma escolinha de hóquei para a criançada. As aulas gratuitas acontecem todos os sábados e já têm 50 pequenos atletas inscritos, além de grande número de interessados na fila de espera. “É um sonho que está se realizando. É uma satisfação enorme ter 50 alunos aqui na quadra. E ainda têm mais 30 crianças aguardando vaga. É o resgate de um esporte de tradição em Teresópolis”, comentou o diretor de eventos do THC, Márcio da Costa. O presidente do Teresópolis Hóquei Clube, Marcelo Faria, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para que a iniciativa acontecesse. “É fundamental, torcemos para que continue por muito tempo”, pontua.
Já atento à importância e interesse pelas aulas, o secretário de Esportes, Luiz Otávio Oliveira, anunciou que os horários serão ampliados. “Um de nossos objetivos é resgatar tudo que a cidade tinha de bom no passado e o hóquei é uma dessas atividades. Vamos ampliar o horário das aulas para atender a todas as crianças”. 
Para os pais é um orgulho ver os filhos praticando um esporte, tendo novas experiências e ensinamentos. “Foi uma iniciativa muito legal esse projeto do THC em união com a prefeitura. Meu filho não gostava muito de esporte. Gostava de celular, videogame. E hoje a gente conseguiu trazê-lo para a escolinha. No aniversário, preferiu ganhar patins do que um celular”, ressaltou Patrícia Sampaio, mãe de dois alunos da escolinha. Empolgada, a garotada quer patinar. “Além de eu precisar fazer uma atividade física, eu sempre quis patinar. Está sendo muito legal”, disse a aluna Luiza.  Para informações sobre o projeto o interessado deve ligar para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer através dos números (21) 2742-5381 ou 3641-5516.

A bonita história do THC
Em 1957, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, tendo a frente o Prefeito José de Carvalho Janotti, e na Secretaria de Obras o Dr. Antonio Osíris Rahal, construiu a Praça Olímpica Luiz de Camões, e em destaque um rinque de patinação. O conjunto foi inaugurado na data de aniversario da cidade, 06 de Julho de 1957, e neste dia como atração principal dos festejos, um jogo exibição de hóquei em patins, entre duas equipes convidadas, o Atlântico Hóquei Clube, versus o Mocidade Hóquei Clube, duas expoentes agremiações de nossa vizinha cidade de Petrópolis, que brindaram o público teresopolitano, com a exibição de um esporte eletrizante e totalmente desconhecido.
O rinque inaugurado foi invadido por uma multidão de patinadores aprendizes, e assim permaneceu por semanas, meses e anos, sempre concorrido, logo se destacando entre jovens, adultos e idosos, exímios patinadores, entre eles, aqueles que vieram de outras cidades, já professores na patinação, e que serviram de modelos para os aprendizes. Foi uma coqueluche na cidade.
Uma semana depois de inaugurada a Praça Olímpica, subiu a serra o Sr. Otavio Lassance Fontoura, técnico instrutor de hóquei em patins do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, com uma saca de material usado para a prática do esporte patinado, e no domingo dia 13 de julho pela manhã, arregimentou rapazes praticantes da patinação, ensinando as regras do jogo, organizando os primeiros treinos. Vale registrar o conflito que explodiu nos horários de treinos entre os praticantes iniciantes do hóquei em patins, e a multidão de patinadores, inconformados em ver interditado o rinque, ocupado para treinos de hóquei, tendo a Prefeitura Municipal intervindo, determinando horários de treinos do hóquei através de circular do Gabinete do Prefeito.
Neste mesmo mês de Julho, no dia 30, às 15 horas, em reunião no Gabinete do Prefeito Municipal José de Carvalho Janotti, foi fundado o Hockey Club Teresópolis, tendo como primeiro Presidente o Sr. Theófilo Campos Leal, como Vice o Sr. Ladislau de Souza Carreiro, segundo Vice o Dr. Pedro Hélios Forster Leite, primeiro secretário o Dr. Georges Beutner, segundo secretário o Sr. José Carlos Passos, tesoureiro o Sr. Carlos Cezar de Lima Quintella, diretor de Esportes o Sr. Otavio Lassance Fontoura, diretor de publicidade o Sr. Roberto Péricles e diretor social o Sr. Geraldo Costa.  Nasceu assim o Hockey Club Teresópolis.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE