Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Energia solar: Cobrança do ICMS prejudica crescimento do setor

- Empresários alegam que estado só não tem serviço melhor por conta dos impostos

O uso da energia solar vem crescendo em todo o mundo e o Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento do setor. O menor índice de radiação solar do país supera o maior da Alemanha, nação pioneira neste tipo de investimento. O estado do Rio de Janeiro faz jus ao potencial nacional: sua média de radiação é superior à dos germânicos e à de países como o Japão e o Reino Unido. No entanto, a cobrança de ICMS sobre alguns dos modelos de geração e distribuição de energia solar tem prejudicado o crescimento do setor no estado, de acordo com empresários do ramo. Na segunda-feira (27), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública para discutir o tema. 

De acordo com Alexandre Techima, diretor-executivo da 499" Solar (empresa que trabalha com este tipo de energia), existem quatro modelos reconhecidos nacionalmente, mas apenas dois deles são isentos de ICMS: O de consumo local, em que a energia é gerada e usada em uma única residência, e o de autoconsumo remoto, produzida em um local e consumida em outro, de mesmo proprietário. “Nós pleiteamos que o tributo também não incida nos modelos conhecidos como condomínios e fazendas solares”, declarou Alexandre. “O primeiro é como um shopping center, que produz a energia no telhado, e as lojas, cujo CNPJ é diferente do produtor, podem compensar os seus gastos elétricos. Já o segundo é quando os moradores de apartamento querem aderir à energia solar, podendo alugar ou comprar um espaço para a produção fotovoltaica”, explicou.

Por isso, o vice-presidente da comissão, deputado Carlos Osório (PSDB), declarou que irá propor aos outros parlamentares uma revisão da legislação do setor, como a resolução da Secretaria da Fazenda nº 969/16, que contempla a cobrança de ICMS para micro e mini geração de energia fotovoltaica. “A nossa legislação é mais restritiva do que outras unidades da federação”, pontuou. “Nós entendemos que fomentar o avanço do setor é fundamental para o estado. Então iremos avaliar as leis de outras unidades federativas e modernizar a nossa para criar maior competitividade. Nós não podemos perder a corrida pela energia solar”, completou.

Durante a audiência, foi pontuado, no entanto, que será preciso levar em consideração a Lei 7657/2017, que definiu que a isenção de impostos a empresas deverá ser avaliada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária.

Potencial mapeado

Apesar das críticas, Sérgio Ypiranga, superintendente de Energia da Secretaria da Casa Civil, pontuou que o estado do Rio já é o 4º maior consumidor do setor em todo o país. Ele destacou a criação do Atlas Solar do Rio, que mapeou o potencial de produção fotovoltaica no estado e pode ser acessado virtualmente. “O mapa apontou que o Norte e Noroeste fluminenses têm ótimas condições para esse desenvolvimento, pois há muito sol e terrenos planos a preços muito bons”, exemplificou. No site, também é possível fazer uma previsão orçamentária dos custos da instalação das placas fotovoltaicas em cada residência.

Entre os principais benefícios do setor apontados durante a audiência, estão a redução dos gastos com energia elétrica pela população e pelas empresas, a atração de novos investimentos privados, o aquecimento da economia regional e nacional e a produção de energia limpa, sustentável e renovável.

CRÉDITO E LEGENDA

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE