Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Endometriose: Hospital São José recebe mutirão de cirurgias

O número de casos de endometriose continua crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres mais jovens, por falta de informação de pacientes e profissionais de saúde. É uma doença silenciosa que vem causando devastação no organismo feminino, e está virando caso de saúde pública no país. Como ainda é pouco conhecida por médicos e pacientes, a endometriose destrói vários órgãos das pacientes até ser descoberta e, diante desse crescimento do número de casos, e como parte da Campanha Nacional de Esclarecimentos sobre Endometriose 2017, o Instituto Crispi, em parceria com a Clínica Gama, Endocentro e Hospital São José de Teresópolis, realizarão o 1º Mutirão Serrano de Endometriose-RJ nesta sexta e sábado, 28 e 29 de julho, em Teresópolis.

O número de casos de endometriose continua crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres mais jovens, por falta de informação de pacientes e profissionais de saúde. É uma doença silenciosa que vem causando devastação no organismo feminino, e está virando caso de saúde pública no país.  Como ainda é pouco conhecida por médicos e pacientes, a endometriose destrói vários órgãos das pacientes até ser descoberta e, diante desse crescimento do número de casos, e como parte da Campanha Nacional de Esclarecimentos sobre Endometriose 2017, o Instituto Crispi, em parceria com a Clínica Gama, Endocentro e Hospital São José de Teresópolis, realizarão o 1º Mutirão Serrano de Endometriose-RJ nesta sexta e sábado, 28 e 29 de julho, em Teresópolis.
O evento, sem fins lucrativos, tem como objetivo multiplicar o conhecimento entre a classe médica sobre a Endometriose, padronizando a conduta no seu diagnóstico e tratamento. Serão realizadas cirurgias por uma equipe multidisciplinar, tendo à frente o professor Claudio Crispi, em quatro pacientes do SUS com Endometriose Profunda, no Hospital São José, sem qualquer custo para as pacientes. Durante o evento será inaugurado também o primeiro Ambulatório de Endometriose da Região Serrana, no Hospital São José. 
A Campanha Nacional de Esclarecimentos sobre a Endometriose 2017 é coordenada pelo professor Claudio Crispi. A agenda do evento está dividida em dois momentos: 28 de Julho – 1º Meeting e Mutirão Serrano de Endometriose-RJ que vai debater o diagnóstico e tratamento da Endometriose, realizado no auditório do Hospital São José, reunindo  médicos, residentes, estudantes e profissionais da área de saúde e tem como objetivo sistematizar as cirurgias minimamente invasivas e protocolar condutas. Serão abordados, entre outros temas, o Impacto Sócio-Econômico da Endometriose no Brasil e no Mundo, o Mapeamento da Endometriose, a Endometriose Profunda, Intestinal, de Bexiga e de Ureter. Serão realizadas duas cirurgias minimamente invasivas para tratamento da Endometriose Profunda, no Hospital São José, em pacientes do SUS, previamente selecionadas, com transmissão simultânea para os participantes do Simpósio.
29 de Julho – Será realizada a segunda etapa do 1º Meeting e Mutirão Serrano de Endometriose-RJ com palestras sobre as mais novas técnicas das cirurgias de Endometriose e a realização de mais duas cirurgias em  pacientes do SUS com Endometriose Profunda – previamente selecionadas – com transmissão simultânea para os participantes do Simpósio.

Mais sobre a endometriose
Pelo grau de destruição da doença, os países mais avançados da Europa e os Estados Unidas já mantém campanhas permanentes de esclarecimento e reciclagem para médicos, para possibilitar um diagnóstico precoce e deter o avanço da doença. No Brasil, grande parte dos ginecologistas ainda não sabe como lidar com a doença, que tem sido detectada cerca de 10 anos depois de seu aparecimento, o que pode mutilar a mulher. Uma das principais consequências da Endometriose é a infertilidade. Cerca de 50% dos casos de infertilidade nas mulheres do mundo inteiro são causados pela doença, que atinge 15% da população feminina entre 15 e 45 anos. Os principais sintomas da endometriose são cólica menstrual intensa, sangramentos na urina ou nas fezes e dor forte durante o ato sexual.
Segundo o professor Cláudio Crispi, especialista no tema, e que estará à frente deste mutirão, a endometriose é uma doença conhecida há muitos anos, mas a grande dificuldade sempre foi obter o seu diagnóstico correto. Uma grande porcentagem de pacientes que sofrem de dor pélvica (em baixo ventre) que se intensificam progressivamente, como cólicas menstruais intensas, dor em cólica fora do período menstrual, dor profunda na relação sexual e esterilidade, são portadoras da endometriose. Para exemplificar, nas pacientes com queixas de dor pélvica, alguns estudos científicos já observam a presença da doença em 60 a 70% dos casos. 
Ainda de acordo com Crispi, “o endométrio é um tecido que reveste internamente o útero e quando estimulado pelos hormônios femininos, cresce mensalmente, preparando o útero para uma gravidez. Quando esta não ocorre é eliminado como menstruação. Por alguns motivos, como o refluxo da menstruação pelas trompas, diferenciação de tecidos embrionários adormecidos e propagação pela corrente sanguínea, este endométrio pode se localizar em outros órgãos como as trompas, ovário, peritônio (membrana que reveste o abdome internamente), bexiga, intestinos, no fundo da vagina, etc. Estes locais, são também estimulados pelos hormônios femininos, sofrendo pequenos sangramentos e causando intensa reação inflamatória local, o que explica a dor de grande intensidade experimentada por essas mulheres. Quando não diagnosticada, a doença progride, intensificando a reação inflamatória e a dor. E pode invadir a bexiga causando sintomas urinários como cistites e sangue na urina, podendo ainda invadir o intestino e o reto, causando sintomas intestinais no período menstrual. Toda essa reação inflamatória acarreta também, deformação dos órgãos do aparelho reprodutor, diminuindo a capacidade da mulher engravidar”. 
Portanto, prossegue o professor Crispi, “estamos diante de uma doença que traz grande sofrimento à mulher, incapacitando-a para suas atividades sociais e profissionais por vários dias mensalmente, ou impedindo-a de engravidar. A necessidade de um diagnóstico precoce é essencial não só para o sucesso do alívio da dor, como para preservar a capacidade reprodutiva da mulher”.

 

Foto: Marcello Medeiros

Durante o evento será inaugurado também o primeiro Ambulatório de Endometriose da Região Serrana, no Hospital São José

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Moradores da Fazendinha denunciam o estado precário da Rua Jaguaribe

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE