Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

Distribuição de sacolas plásticas biodegradáveis ou recicláveis

Data: 12/09/2017

Projeto de lei do deputado Carlos Minc (sem partido) altera as regras para substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais - Foto: Thiago Lontra

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou esta semana, em primeira discussão, o projeto de lei 316/15, do deputado Carlos Minc (sem partido), que altera as regras para substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. A proposta altera a lei 5.502/09, que incentiva o uso de sacolas reutilizáveis. O texto ainda será votado em segunda discussão. Entre as alterações propostas está a proibição aos estabelecimentos de distribuírem (gratuitamente ou cobrando) sacos ou sacolas plásticas descartáveis, compostos por polietileno, polipropileno e ou similares, devendo substituí-las em 12 meses, contados a partir da data de publicação da lei, por sacolas reutilizáveis ou retornáveis.
As novas sacolas deverão ter resistência de no mínimo dez quilos, e serem confeccionadas com mais de 51% de material proveniente de fontes renováveis, e deverão ser confeccionadas nas cores verde - para resíduos recicláveis - e cinza - para outros rejeitos. “Os supermercados distribuem por ano no estado quatro bilhões de sacolas plásticas, que em grande maioria, não são nem biodegradáveis e nem recicláveis. Isso contribui para entupir rios, canais, provocam asfixia em animais aquáticos, é um horror, porque só prejudicam o meio ambiente”, comentou Minc.

 

 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IBGE diz que População brasileira é formada basicamente de pardos e brancos

Aposentados e pensionistas começam a receber segunda parcela do 13º salário

Inflação pelo IPC-S avança em quatro das sete capitais pesquisadas pela FGV

Garotinho diz ter sido vítima de agressão em cadeia no Rio

Brasil registra queda de quase 1,14 milhão de linhas fixas de telefone

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ