Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

Detran amplia prazo de isenção de vistoria para carros zero

Data: 04/10/2017

"Se há montadoras que oferecem cinco anos de garantia em seus automóveis, não havia razão para o Detran não ampliar a isenção de vistoria para os carros com até cinco anos de uso", diz o presidente do Detran, Vinicius Farah - Foto Divulgação

O Detran aumentou para cinco anos o prazo de isenção de vistoria para os automóveis de passeio zero quilômetro, contados a partir da data da compra. A medida valerá a partir de 2018 e abrangerá veículos novos, particulares, com capacidade para até cinco passageiros, cujos proprietários não precisarão pagar a taxa de licenciamento anual, de R$ 135,32.
A dispensa da vistoria, no entanto, não elimina a exigência de emissão anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Todos os proprietários devem agendar o serviço por telefone (3460-4040/4041 ou 0800 020 4040) ou pelo site www.detran.rj.gov.br. O CRLV poderá ser obtido sem necessidade de levar o carro ao posto de vistoria. 
A isenção, porém, não atinge veículos que passarem por mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, alteração de características e mudança de categoria. Nestes casos, é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o pagamento da taxa de vistoria.
A vistoria permanece obrigatória para os veículos que pertencem à frota de uso intensivo, tais como ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos do ciclo diesel e automóveis, caminhonetes, camionetas, motos e utilitários cuja categoria seja de aluguel. No mesmo caso estão ainda os automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários com capacidade superior a cinco passageiros, cuja categoria seja particular.
A concessão da isenção se baseia no entendimento dos técnicos do Detran e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de que, devido ao avanço tecnológico, o desgaste dos carros em cinco anos não compromete as condições mínimas de segurança, assim como o nível de emissão de gases. – Ouvimos os nossos técnicos e as demandas dos donos desses carros. Se há montadoras que oferecem cinco anos de garantia em seus automóveis, não havia razão para o Detran não ampliar a isenção de vistoria para os carros com até cinco anos de uso. Levei a ideia e esse desejo dos usuários ao governador Luiz Fernando Pezão, que nos autorizou prontamente por entender a importância dessa ação na vida dos cidadãos fluminenses – explicou o presidente do Detran, Vinicius Farah. 
 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão entre caminhões na estrada Rio-Bahia

Ministra do TSE rejeita pedido do MBL para declarar Lula inelegível

COLUNA WANDERLEY

Ministro quer todos os estados no sistema de boletins de ocorrência

Rastreamento de veículos oficiais gera economia e segurança

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ