Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Delino Tomé termina na terceira posição em ultramaratona

Aos 64 anos, morador da Barra do Imbuí esbanja disposição e é visto como exemplo para jovens atletas

Marcello Medeiros

Ele está perto de chegar aos 65 anos, mas a disposição nem de longe lembra a que se tem em mente quando se pensa em terceira idade. Pelo contrário. Mesmo com o peso da idade – comum a todos nós – o ultramaratonista Delino Tomé continua fazendo bonito nas competições onde representa Teresópolis. Tanto que ele é visto como “a lenda” das ultramaratonas, como aconteceu na última que participou: Foram 450 quilômetros entre os municípios de São José do Norte e Torres, no Rio Grande do Sul, no evento “Na Trilha dos Índios Carijós”, considerada a maior ultramaratona da América. Na disputa com grandes atletas de várias partes do país, ele terminou a prova na terceira colocação na geral masculina.
E Tomé poderia ter muito bem terminado no primeiro lugar do pódio. Porém, em uma das etapas da duríssima competição, ele precisou retornar para auxiliar sua pupila Karine Thames, carioca que tem se espalhado em Tomé para obter bons resultados em ultramaratonas. “Mas consegui meu objetivo duas vezes. Um terminar em uma boa colocação e ajudar a deixar o legado desse esporte para uma pessoa mais jovem”, pontua, citando a excelente colocação da sua discípula: Karine foi a segunda mulher mais rápida a percorrer os 450 quilômetros e a oitava no geral. 
“Essa prova realmente foi muito difícil. Além da distância, o terreno e as condições. No segundo dia, por exemplo, choveu bastante à noite e a relargada teve que ser adiada para que fosse criado um novo roteiro, pois vários pontos ficaram alagados. Passamos por muitas praias e locais sensacionais que não conheceria se não fosse pela ultramaratona”, relata o morador da Barra do Imbuí.
Nascido em Varginha, Minas Gerais, Tomé é teresopolitano de coração. Aqui constituiu família e vem deixando um legado de dedicação ao esporte, inspirando não só Karine Thames, mas outros atletas em todo o país. Só para se ter uma ideia da importância de Delino para esse tipo de evento, a organização da “Trilha dos Índios Carijós” escreveu o seguinte sobre ele em uma das legendas das fotos de divulgação da prova: “Este atleta incrível dispensa comentários!!! Arenpokaue Delino Tomé/Rio de Janeiro/Brasil”. “É uma lenda”, pontuou em outra. 
Para representar Teresópolis em provas Brasil à fora – e até no exterior – Tomé conta com o apoio de amigos e patrocinadores: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Carrapeta, Supermercado Regina, Supermercado Flor da Posse, SAF, Papelaria Globo, Unisport, Soraya Esporte, TopSpin, Ótica Prazer de Ver, San Rafael, Chaveiro Mundial, Requinte Decorações, Luiz Medeiros, Caldo de Cana da Adriana, Academia Planeta Corpo, Dr. Manoel Vidal, Dr. Gustavo Alves, Marragavi Móveis Usados, Academia RV Fitness, Automotive, Loja Jorma, Eletro Barra, Celeiro Barra, Mega Street, Zabal Bike, Açougue Tavares, Clinicar, Mecânica Maia, jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE