Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CREFI alerta para necessidade de orientação nas atividades físicas

Conselho flagra falsos profissionais atuando com adolescentes e estabelecimentos sem responsável técnico em Teresópolis

Anderson Duarte

A cultura do corpo, o apelo pelo shape ideal, a exposição excessiva pelas redes sociais, toda a mudança de postura experimentada pelo brasileiro com relação a prática de atividades físicas ao longo dos anos trouxe certamente muitos benefícios, mas também alguns perigos como, por exemplo, a falta da orientação profissional devida durante os exercícios ou atividades físicas. Esta semana este perigo ficou ainda mais evidente quando o Conselho Regional de Educação Física, CREFI, flagrou em toda a nossa região diversas irregularidades como o exercício ilegal da profissão, estabelecimentos mantidos sem um responsável técnico e atividades conduzidas sem a supervisão de um profissional de Educação Física. Entre os principais perigos estão: as lesões, que podem ser desde leves até graves, chegando até as complicações mais severas com risco de morte. Em Teresópolis foram quinze irregularidades encontradas pelo órgão.

Em entrevista ao programa Jornal Diário na TV, do Canal 4, a representante da entidade na região, Giovanna Ferreira, explicou como o Conselho atua rotineiramente na fiscalização dos estabelecimentos e profissionais do segmento e também como essas ações se intensificaram neste último ano, devido ao grande crescimento do setor. “Nosso trabalho de fiscalização atende a nossa missão enquanto Conselho, que é zelar pela população. O trabalho é rotineiro, complexo, mas tem tido bons resultados ultimamente, mesmo com o crescimento acentuado de estabelecimentos como academias, centros de treinamentos e muitos outros. Aqui na região Serrana nosso trabalho acabou se intensificando nos últimos tempos por conta do grande número de profissionais registrados e também de estabelecimentos dedicados a essa finalidade”, explica Giovanna, que também lembrou que na última ação foram flagrados em toda a região onze falsos profissionais, e praticamente todas as demandas teriam sido passadas por denúncias populares ou de outros profissionais que atuam nas localidades de Petrópolis, Nova Friburgo e aqui em Teresópolis.
Somente em Teresópolis foram comprovados três casos de exercício ilegal da profissão. Os flagrantes ocorreram em uma atividade de abdominal para 10 pessoas, Treinamento Funcional para quatro clientes e Voleibol para 14 adolescentes. Além disso, também foram encontrados 10 estabelecimentos sem registro de Pessoa Jurídica e Responsável Técnico, um profissional atuando fora da área de habilitação e um estabelecimento funcionando sem a supervisão de um profissional de Educação Física. Em Nova Friburgo, os fiscais encontraram dois casos de exercício ilegal (Musculação e Treinamento Funcional), um estabelecimento sem registro de Pessoa Jurídica e Responsável Técnico e um profissional atuando fora de sua área de habilitação. Já em Petrópolis, seis falsos profissionais foram pegos ministrando aulas de Educação Física. Do total, duas pessoas supervisionavam a atividade de musculação, uma pessoa ministrava aula de Handebol dois atuavam na Ginástica Localizada e um como Personal Trainer. Além dos casos de exercício ilegal, dois estabelecimentos estavam sem registro de Pessoa Jurídica e Responsável Técnico.
“Nosso trabalho também visa conscientizar a população, já que é fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física durante a prática dos exercícios físicos, que comprovadamente são um dos pilares da qualidade de vida, entretanto quando praticado devidamente orientado, caso contrário, pode gerar uma série de problemas como as lesões, o exercício inadequado para determinado objetivo, ou para o indivíduo, a problemas mais sérios como as doenças hormonais e fisiológicas. 

Segundo Giovanna, as lesões são mesmo o maior risco para quem se exercita sem a supervisão de um profissional. E isso acontece porque quem pratica atividade física sem orientação acaba fazendo exercícios de maneira inapropriada. Há também casos de pessoas que optam por atividades que estão além dos seus limites físicos. Com o acompanhamento de um professor de Educação Física, por exemplo, esses erros são eliminados, porque além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados.

“Dentre muitos outros benefícios podemos ressaltar que um bom educar físico é capaz de desenvolver uma rotina de treinos com atividades que ajudem a acelerar o condicionamento físico do praticante. E isso é essencial, pois reflete diretamente na obtenção de resultados satisfatórios, coisa que não se tem sem a devida orientação. Mas não podemos deixar de considerar que a relação entre consumidor e estabelecimento comercial é desrespeitada quando se deixa de oferecer essa orientação ou quando a própria empresa não está apta para tal. Por esse e todos os outros motivos apresentados, fica bastante claro que ter a supervisão de um profissional qualificado é tão importante quanto se exercitar regularmente. Até porque atividades físicas feitas de maneira equivocada podem ser tão prejudiciais quanto o perigoso mundo da vida sedentária”, diz.

“Cada pessoa possui uma característica e uma necessidade fisiológica diferente, bem como objetivos diferentes, sendo assim, é necessária uma orientação específica e adequada para cada um, isso significa que é essencial a ajuda de profissionais especializados. O profissional de educação física é capaz de avaliar sua forma física, e acompanhar a evolução, traçando a estratégia adequada para atingir seu objetivo de forma sólida, segura e saudável, através de planejamento e respeitando as limitações do indivíduo. O exercício físico é a melhor forma para combater a doença do século que se chama sedentarismo, porém não faça exercícios sem orientação de um profissional de Educação Física devidamente preparado, a falta dessa orientação também pode ser prejudicial”, explica.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE