Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corpo de Bombeiros adota práticas sustentáveis

Quartel de Teresópolis implanta utiliza sistema de captação de águas pluviais

Os quartéis do Corpo de Bombeiros do Rio têm investido em projetos ambientais. O Quartel Central aderiu à coleta seletiva, seguindo a regra dos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Um ecoponto foi instalado na unidade para estimular a separação de metal, plástico, papel e vidro. A iniciativa é uma parceria com a Coopfuturo (cooperativa de catadores), que vai recolher periodicamente o material. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a ideia é levar a iniciativa a todos os quartéis. Além disso, servir de exemplo para a população, uma vez que o tema também é uma preocupação da corporação. – O Corpo de Bombeiros age e interage em questões de responsabilidade socioambiental no dia a dia, mas é preciso que todo o cidadão se conscientize dessas práticas. Nosso objetivo também é social, de educar e incentivar sobre a importância da sustentabilidade – ressaltou.
Os quartéis de Teresópolis (16º BPM) e Petrópolis (15º GBM) implementaram  sistemas de captação de águas pluviais, que canaliza a água da chuva, por meio de calhas, para um reservatório. Em ambos os casos, a estrutura foi executada pelos próprios bombeiros. A água captada é usada para fins diversos, entre eles, a limpeza das viaturas, dos equipamentos e do pátio da unidade. A implantação gera uma imediata economia de recursos financeiros e naturais. Outra vantagem indireta é a prevenção contra alagamentos, uma vez que o método reduz significativamente o volume de água que escoa para as ruas. Os reservatórios das unidades têm capacidade para três mil litros cada um. O método adotado permite o acondicionamento da água da chuva de forma natural, sem nenhum gasto de energia. O próximo passo do projeto é ampliar a capacidade de armazenamento para utilização em ações de extinção de incêndios.

Projetos ecológicos 
O quartel do Corpo de Bombeiros da Gávea vem se destacando pela adoção de práticas sustentáveis, que, além de preservar a natureza, também têm promovido redução de gastos e vantagens para a saúde da tropa. Atualmente, os militares se beneficiam das iniciativas adotadas, como a criação de uma horta hidropônica, responsável pela produção econômica e saudável de hortaliças usadas no dia a dia do rancho. O “Quartel Verde” também conta com um minhocário, reutiliza óleo de cozinha e capta água da chuva.
Em seis meses, a unidade economizou quase R$ 4 mil com a utilização da água da chuva para abastecimento das caixas dos sanitários e para a limpeza das viaturas. No período, foram reutilizados aproximadamente 270 mil litros de água. O reaproveitamento do óleo de cozinha também impacta positivamente o orçamento do quartel, mas é o meio ambiente que realmente ganha com a destinação adequada e sustentável dos resíduos. Atualmente, 90% do óleo usado na unidade é transformado em detergente e sabonete líquido para uso nos banheiros e no rancho, deixando de ser descartado na natureza.
Outro exemplo sustentável desenvolvido pela unidade é o sistema de compostagem com a utilização de minhocas, que dá uma destinação “limpa” para os restos de comida. O projeto também gera adubo e fertilizante orgânico, que são usados como substrato na horta hidropônica. O 4º Grupamento Marítimo de Itaipu (GMar), em Niterói, segue a mesma linha e também cultiva horta para os mesmos fins. O espaço conta com dois canteiros, sistema de irrigação por gotejamento e um minhocário. A horta proporciona aos militares a possibilidade de consumir vegetais frescos produzidos por lá, como: tomate; inhame; batata doce; pimentão; pimenta; cenoura; cebola; abóbora; almeirão; couve; manjericão; alecrim; hortelã, pimenta; sálvia; salsa; orégano; boldo; cebolinha; coentro; acerola; maracujá; limão; mamão; maracujá; pitanga e melão. Os bombeiros do quartel de Niterói também realizam coleta de óleo usado de cozinha. Periodicamente, o material do projeto é recolhido na unidade por uma empresa credenciada e destinado à reciclagem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE