Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Copinhos plásticos também podem ser úteis ao meio ambiente

Material que levaria anos para se decompor é utilizado para plantio e distribuição de mudas

Marcello Medeiros

Um copinho feito em polipropileno, muito comum no comércio de sucos, guaranás e outras bebidas, pode levar até 400 anos para desaparecer do planeta. Além disso, da sua produção ao descarte na grande maioria das vezes de forma errônea, pode causar prejuízos ambientais. Mas, se depender do pessoal do Padrão Águias da Aventura Objetiva, eles podem ser muito úteis para contribuir com a manutenção e recuperação do meio ambiente. A ONG fundada em Teresópolis utiliza esses copos para o plantio de mudas que serão utilizadas no reflorestamento de áreas afetadas pela ação antrópica ou, em vezes menores, que sofreram alguma modificação por fenômenos naturais. Um dos destaques dos Águias, o projeto foi apresentado em reunião do Observatório Social de Teresópolis realizada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT).


O projeto é uma iniciativa do Padrão Águias da Aventura Objetiva para atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. Em consequência, a Instituição também alia à produção de mudas na alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno. A maior parte desses copinhos é descartada inadequadamente em vias públicas, podendo causar entupimentos em bueiros e contribuir com alagamentos, além de logicamente permanecerem por muitos anos no meio ambiente.
Apresentado pelo Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel, o projeto Banco de Mudas chamou a atenção dos presentes, especialmente no impacto social causado e na operacionalidade logística que a Instituição vem trabalhando para a concretização de bons resultados. Cleiton destacou que é preciso estar envolvido com as questões ambientais cuidando do ser humano, como foco principal para envolver a todos para o compromisso de responsabilidade com o planeta. Biólogo e Pedagogo, ele ressaltou ainda a importância de estabelecer uma rede do bem para que os objetivos sejam alcançados e a importância de se envolver em projetos para a participação cidadã.
Jaciara Santos, Gestora do Projeto Banco de Mudas, falou da necessidade da parceria de integração com os Órgãos representativos do município e frisou a dimensão social causada com a soma de esforços de todos. Durante a reunião foram discutidos vários assuntos para o desenvolvimento de atividades no município, dentre elas a realização de oficinas pedagógicas de projetos socioambientais e a realização de atividades do Projeto Banco de Mudas no dia 23 de setembro, em comemoração à semana da árvore e a chegada da Primavera.
OBSERVATÓRIO SOCIAL – O Observatório Social de Teresópolis, órgão integrante da rede do Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, de caráter democrático e apartidário, congrega entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Sua estrutura é formada por cidadãos brasileiros que se unem para acompanhar a aplicação dos recursos públicos, em favor da transparência e da qualidade dos serviços em benefício de todos. A equipe é composta por empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE