Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

Como preparar seu carro para as viagens de fim de ano

Data: 07/12/2017

Eraldo Cruz destacou que a revisão preventiva é fundamental para garantir a segurança da família e ainda proporciona uma economia - FOTO Marcus Wagner

Marcus Wagner

As festas de final de ano estão chegando e quem vai viajar de carro precisa se preparar para que o passeio seja inesquecível apenas pelo lado positivo e por isso é fundamental garantir que a manutenção do veículo esteja em dia. É importante procurar um mecânico e verificar se existem desgastes que podem colocar em risco a segurança da viagem. Até para realizar essa revisão é recomendado ir à oficina o quanto antes para evitar que fique em cima da hora e assim evitar ter que ficar esperando para conseguir que o serviço seja feito. Levar o veículo na oficina é importante ainda pela grande quantidade de detalhes que precisam de cuidado e assim os profissionais conseguem dar conta de observar os sistemas que poderiam passar batidos em uma checagem caseira.

Eraldo Cruz, proprietário da Eraldo Mecânica, destaca como deve ser uma revisão básica e eficiente para evitar surpresas desagradáveis: “No final de ano todo mundo gosta de fazer uma viagem e o carro é uma das coisas fundamentais para isso. É importante fazer uma manutenção no carro, nem que seja uma pequena correção. É bom verificar freios, direção, a manutenção do motor também é legal, pneus, óleo e filtro de óleo que a gente recomenda trocar. Outra coisa é que nesse final de ano a temperatura esquenta e não se deve esquecer de ver o filtro do ar condicionado, para quem tem criança então é indicado ver o filtro porque você fecha os vidros e fica respirando aquele ar de dentro do carro, então é bom fazer uma higienização. Toda parte mecânica é bom verificar antes de viajar, porque com segurança sempre é melhor”. 

AS questões climáticas também influenciam muito na hora de avaliar o risco da viagem: “No final de ano vem essa época de chuva, o pneu com friso baixo não tem uma aderência legal no asfalto, então é muito bom verificar o pneu para ver se está dentro dos padrões de segurança”.

Outro alerta que Eraldo faz é que não se deve deixar a visita à oficina para a véspera da viagem, pois nesta época do ano aumenta a demanda de clientes e isso pode tornar a entrega do serviço mais demorada: “O mês de dezembro é curto por conta dos feriadões, então é bom fazer um pouquinho antes para não ficar em cima da hora quando vai estar meio tumultuado e pode ser que não dê tempo de fazer a manutenção. Venha antes para você viajar com segurança”. 

Além de garantir maior segurança, a revisão preventiva do automóvel também proporciona economia ao motorista, pois os custos são muito menores quando comparados às despesas para consertos. Eraldo explica que o serviço sai bem em conta e ainda há muita facilidade para o pagamento: “Quando se fala em segurança, principalmente quando está viajando, com a família dentro do carro, acho que qualquer gasto é barato e a gente ainda oferece prazo, financiamento pelo cartão podendo dividir. Pode conversar para viajar com segurança e pagar depois”.

Depois da viagem

O que muita gente esquece é de fazer a revisão do automóvel depois da viagem de férias, tão importante quanto a que é feita antes de pegar a estrada. Ao retornar é preciso submeter o seu carro a uma criteriosa revisão. Durante a viagem de férias ele sofre muito com o desgaste e precisa de ajustes. Por exemplo, a direção, necessita de alinhamento. Outros detalhes merecem ser checados, tais como: nível de óleo do motor (pode ser que esteja na hora de ser processada a troca). Na viagem pode ter ocorrido excesso de consumo de óleo, baixando o nível além do limite. Por isso, é importante conferir; o nível do líquido do arrefecimento no radiador também deve ser examinado. Lembre-se de que não adianta colocar só água, pois o sistema necessita de um aditivo adequado. Vale a pena checar também os níveis do fluido de freio, do líquido da bateria (caso ela não seja blindada) e do reservatório de água do limpador de pára-brisa. 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População ganha reforço na prevenção contra desastres

Lei vai facilitar a liberação de alvará em Teresópolis

Cerca de 10 macacos encontrados mortos em Vieira

Morte de macacos no interior é investigada

Torcedores do Flamengo invadem Maracanã e provocam tumulto no entorno do estádio

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ