Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começam as celebrações da Semana Santa em Teresópolis

Os católicos de todo o planeta se preparam para celebrar a Páscoa, a maior festa do calendário Cristão. Em Teresópolis não é diferente. A preparação acontece dentro da Quaresma, período iniciado na Quarta-feira de Cinzas, e marcado por textos e atividades que reforçam o caráter de penitência no processo de preparação e meditação da necessidade de conversão do povo a Deus.

Os católicos de todo o planeta se preparam para celebrar a Páscoa, a maior festa do calendário Cristão. Em Teresópolis não é diferente. A preparação acontece dentro da Quaresma, período iniciado na Quarta-feira de Cinzas, e marcado por textos e atividades que reforçam o caráter de penitência no processo de preparação e meditação da necessidade de conversão do povo a Deus. Já nesta semana que antecede a Páscoa, conhecida como Semana Santa, as atividades reforçam ainda mais os últimos momentos da vida de Cristo. A Semana Santa foi iniciada no último domingo, dia 25, com a Missa de Ramos, que tradicionalmente reúne fiéis para a procissão pelas ruas dos bairros portando ramos e entoando cânticos, uma referência aos textos bíblicos da entrada de Jesus em Jerusalém.
O período mais intenso é o Tríduo Pascal, os três dias de celebrações que fazem  memória à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Na quinta-feira acontece a celebração da “Missa do lava-pés”, como é popularmente conhecida. É nesta missa que o padre e alguns fiéis encenam o episódio bíblico em que Jesus lava os pés dos discípulos, mostrando que os seus discípulos devem servir, assim como o seu mestre. Também nesta celebração é lembrada a instituição da Eucaristia, pelo próprio Jesus, na que conhecemos pela “Santa Ceia”, outro texto bíblico muito conhecido e representado em obras de artes durante os séculos.

Paixão de Cristo
A Sexta-feira Santa é marcada pelo silêncio e recolhimento. É o dia em que faz memória da morte de Jesus, na Cruz. É o único dia do ano em que não há Missa. A celebração da Paixão tem característica de reflexão profunda e orações por todos os povos. Algumas paróquias da cidade promovem a procissão do Senhor Morto, mas em todas há a reverência ao Senhor crucificado, que pode ser tocado pelos fiéis.
Já no sábado acontece a Vigília Pascal, com o anúncio da ressurreição do Senhor. A celebração inicia-se com as Igrejas às escuras. Nesta cerimônia acontece o Rito da Bênção do Fogo, com o qual é aceso o Círio Pascal, representando Cristo Luz do Mundo. A chama é distribuída para as velas dos fieis. Leituras e Salmos apontam a história da Salvação, desde a libertação do Povo de Israel até a Ressurreição de Jesus, momento que as luzes são acesas ao som do cântico do Glória.  No domingo de Páscoa é celebrada a Ressurreição de Jesus. 

Calendário de celebrações
As diversas paróquias de nossa cidade divulgaram o calendário de atividades para esta Semana santa, de forma especial o Tríduo Pascal, que inicia-se nesta quinta. (Com informações da Pascom – Pastoral da Comunicação)

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE