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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Cia Francisco Lippi na disputa por prêmio de gestão escolar

Gestores da rede pública estadual de ensino que se inscreveram na edição deste ano do Prêmio Gestão Escolar aguardam o resultado final. Quatorze diretores de unidades de ensino da Secretaria de Educação (Seeduc) foram selecionados e estão na última etapa. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública.

Gestores da rede pública estadual de ensino que se inscreveram na edição deste ano do Prêmio Gestão Escolar aguardam o resultado final. Quatorze diretores de unidades de ensino da Secretaria de Educação (Seeduc) foram selecionados e estão na última etapa. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Os gestores selecionados são de escolas localizadas em onze municípios, entre eles Teresópolis – representada pelo Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi. O CIA, como é mais conhecido, fica localizado em Venda Nova e nos últimos anos foi destaque em diversos tipos de concursos.
O Prêmio Gestão Escolar será concedido nas categorias “Escola Destaque Local”, “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio internacional para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil". Além das unidades de ensino estaduais, uma escola municipal de Niterói também foi selecionada.

O CIA Francisco Lippi
O Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi  está situado em uma  região privilegiada pelas belezas naturais e ambientes pacíficos e harmoniosos, cujas principais atividades econômicas desenvolvidas são a agricultura e os serviços de hotelaria. É neste ambiente propício que a escola está inserida, com uma área física de 19428 m², sendo 1498m² de área construída, contendo seis pavilhões cuja organização se apresenta da seguinte forma:
– No pavilhão A, a parte administrativa com a secretaria, a direção, Coordenação, Orientação Educacional, sala de vídeo, sala de professores, almoxarifado e dois banheiros. Anexo a este pavilhão encontramos a nova Biblioteca, recém construída; – No pavilhão B duas salas de aulas, laboratório de informática e laboratório de química; – No pavilhão C encontram-se três salas de aulas e dois banheiros; – No pavilhão D temos cozinha, refeitório e pátio coberto; – No pavilhão E temos cinco salas de aulas, ferramentário, dois banheiros e casa de caseiro; – No pavilhão F encontra-se quatro salas de aulas, este pavilhão teve sua conclusão neste ano de 2005; -Entre o 4° e 5° pavilhão encontra-se a quadra poliesportiva.
Destinada às atividades agrícolas está área de mais ou menos 12 mil m² onde são desenvolvidos os projetos de horta escolar, estufa de hidroponia, fruticultura e estufa de produção de mudas de hortaliças e plantas ornamentais que são posteriormente plantadas na própria escola. Em diversos pontos da escola, encontram-se jardins onde desenvolvemos um trabalho de embelezamento do espaço escolar com plantas ornamentais. Além dos projetos citados acima, estão em pleno funcionamento o Projeto de Leitura “De olho no mundo”, o Laboratório de Informática, o Laboratório de Química, Física e Biologia, e a Biblioteca Polo.
“Buscamos, ainda, colocar ao alcance dos professores e alunos materiais didáticos e pedagógicos que possam auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Atualmente dispomos dos seguintes recursos materiais: retroprojetor, três televisores, três vídeos cassete, um acervo de mais de 200 fitas de vídeo, instrumentos musicais, material esportivos, equipamentos e ferramentas para o desenvolvimento das atividades agrícolas, livros didáticos, paradidáticos, coleções, periódicos e literatura em geral, computadores com Internet via satélite, xerox, equipamentos e materiais para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa na área de química e física. E para atender da melhor forma possível a comunidade entorno, procuramos desenvolver projetos que estejam em consonância com a realidade local, visando oferecer novas técnicas de plantio que irão beneficiar os produtores da região”, informa a direção do CIA em sua página na internet.

 

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Edição 25/04/2024
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