Visite nossas redes sociais:

edição digital

leia

Capela de Nossa Senhora Aparecida é inaugurada na Pedreira

Data: 10/10/2017

A Capela foi construída inteiramente com doações da comunidade católica teresopolitana em terreno próximo ao ponto final do ônibus que atende ao bairro, e onde a comunidade reúne-se já há anos

 

Anderson Duarte

Como parte das comemorações ao tricentenário de uma pescaria que mudaria a história do catolicismo brasileiro, a comunidade da Pedreira recebeu neste domingo, 08, um grande presente em homenagem a data: a inauguração da capela de Nossa Senhora Aparecida, construída inteiramente com doações da comunidade católica teresopolitana em terreno próximo ao ponto final do ônibus que atende ao bairro, e onde a comunidade reúne-se já há anos. A Missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, acompanhado do pároco da Paróquia de Santo Antônio, da qual a capela faz parte, Padre Jorge. Além da festividade pela padroeira e pela inauguração da nova capela, houve também na comunidade uma festa especial para as crianças e após a missa foi distribuído o bolo de Nossa Senhora, cachorro-quente, pipoca, doces e refrigerantes.
Foi um momento de confraternização muito importante para a vida da comunidade, que agradece a chegada do novo espaço para atender aos cristãos da localidade. Dom Gregório, em sua homilia, fez questão de ressaltar o esforço da comunidade e a necessidade de nutrirmos a devoção a Nossa Senhora. “Precisamos celebrar com fé, devoção e carinho a padroeira do nosso país e este ano Mariano foi uma imensa oportunidade para buscarmos entender e conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida, além de nutrirmos a nossa devoção particular à Virgem, com a oração do Terço frequente. Quando procuramos o amparo de Maria, crescermos na fé, amor e esperança, diante de toda dificuldade pela qual passamos”, enalteceu o Bispo.
A capela foi construída em homenagem a Padroeira do país, que tem a sua história iniciada quando os três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, atentos ao movimento do Rio Paraíba, passaram horas sem nada conseguir até que, no Porto Itaguaçu, pescaram uma imagem de barro decapitada, logo em seguida, encontraram a cabeça de Nossa Senhora da Conceição. Minutos depois, já havia tanto peixe que mal conseguiam carregar. Décadas depois, a escultura negra de 37 centímetros se tornaria um dos símbolos do País e, já como Nossa Senhora Aparecida, ganharia do papa Pio XI em 1930 o título de Padroeira do Brasil. hoje, o Santuário Nacional de Aparecida é o maior centro mariano do mundo em tamanho e o segundo em frequência, perdendo apenas para o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. A cada ano, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o município de Aparecida, à margem da Via Dutra, distante 180 km de São Paulo. 
Em três séculos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida, que ganhou esse nome por ter “aparecido” aos pescadores, espalhou-se Brasil afora, e da mesma forma que a capela do bairro de Pedreira, segue em construção e ampliação, sempre com os recursos vindos de doações. Em Aparecida, o dinheiro chega como doações depositadas em cofres ou depósito bancário, da mesma forma que em Teresópolis, onde o trabalho das pastorais, de eventos como almoços, bingos, entre outros, propiciaram a construção do espaço. Também desta forma, a comunidade de Santo Antonio do Paquequer, da qual a capela de Nossa Senhora Aparecida faz parte, também inaugurou recentemente o Centro Pastoral e Social da paróquia, que oferece cursos, atendimentos médicos e espirituais e sociais, além de abrigar o CAMP, um polo da Universidade Católica de Petrópolis e outras atividades culturais e sociais.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa nacional avalia unidades de saúde de Teresópolis

Excesso de fios em postes de energia preocupa

IBM e Microsoft participam do primeiro Hackathon da Alterdata

Teresópolis recebe mais um Festival de HQ e Animação

Coliseum Fight apresenta nova estrutura e desafios internacionais

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ