Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha da vacina contra a gripe é prorrogada

Teresópolis pretende imunizar aproximadamente 50 mil pessoas

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho. A Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha no estado do Rio. Só 24% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes a situação também preocupa, pois só 35% tomou a vacina. Já entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 58%. Em todo o estado, a cobertura vacinal está em apenas 47%. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas.
Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas. – Contamos com o envolvimento de todos e agora ganhamos mais alguns dias para a vacinação. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça – afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Gama.
As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano, foram notificados 384 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, sendo nove deles causados pelo vírus H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 39 óbitos por SRAG, sendo 3 por H3N2 e um por H1N1.
– O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense, por isso precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião – afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

Teresópolis
Em Teresópolis, o público-alvo é de 47.963 pessoas, sendo que a meta é vacinar, no mínimo, 90% desses moradores. Além das unidades de saúde que aplicam a vacina de segunda a sexta, das 9h às 16h, o SPA Dr. Eitel Abdallah, ao lado do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, funciona em horário especial, das 17h às 21h, de segunda a sexta, para imunizar trabalhadores.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE