Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros: Dedicação e treinamentos o ano inteiro para salvar vidas

Profissionais do 16º GBM garantem atendimento de excelência para todos os tipos de emergência em Teresópolis

Comemorado no dia 2 de julho, o Dia do Bombeiro representa a homenagens a homens e mulheres que se dedicam diariamente para salvar vidas nas mais difíceis situações. Em Teresópolis, o 16º Grupamento de Bombeiros Militares é sinônimo de excelência nas ações de prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros em vias públicas, justificando a admiração e a confiança que estes profissionais recebem da população. 
Muitas vezes comparados a heróis, os militares precisam ter uma preparação para atendimentos das mais diversas complexidades durante todo o ano, indo muito além das emergências do período das chuvas de verão: “Aqui em Teresópolis nós temos muita incidência de acidentes de trânsito, muitas quedas de moto, colisão de veículos e agora no inverno, no período de estiagem, costuma haver o aumento na incidência de incêndios florestais pela falta de chuva”, explicou a Major Mariana Paixão, subcomandante do 16º GBM.
O trabalho dos bombeiros ganhou ainda mais notoriedade em Teresópolis por todo empenho na atuação que tiveram durante as buscas e salvamentos que ocorreram na tragédia de 2011. Desde então, há preocupação ainda maior em oferecer treinamentos e orientações de prevenção a moradores de áreas de risco, já que a chuva continua sendo motivo de receio para muitos deles: “As pessoas ainda estão traumatizadas, apesar do tempo passado desde que aconteceu a grande tragédia, porém elas também já foram bem orientadas em relação a quais procedimentos tomar em uma grande chuva, evacuação das residências, ficar sempre alerta para evitar um perigo maior”, destacou Mariana.

Treinamentos e estrutura
Atualmente, o 16º GBM está sob o comando do tenente-coronel André de Mello e a prioridade entra todos os seus comandados é buscar a excelência através de treinamentos constantes, assim a estrutura da sede é um grande diferencial: “Nós realizamos treinamentos todos os dias, antes de assumir os serviços os nosso militares treinam aqui na torre, simulações de eventos reais para que a gente possa estar pronto para qualquer situação sempre. Já fomos campeões por três vezes na provas profissionais que são realizadas entre todos os grupamentos da Corporação e sempre ficamos bem colocados devido ao treinamento constante que é realizado na nossa unidade. A torre é o grande diferencial que faz com que a gente se destaque em nossos treinamentos, ela tem um sistema preventivo completo, pode se realizar rapel de maneira segura, treinamentos diversos para que a gente possa se aperfeiçoar”, disse a subcomandante.
Além da torre de treinamento e de um campo para atividades físicas, o 16º GBM conta com auditório, sala de instruções e um muro de escalada com vias para treinamento dos homens do fogo e diversão para as crianças que freqüentemente visitam a corporação.
A subcomandante afirma que frente a todas as dificuldades e emergências do dia-a-dia no Corpo de Bombeiros, desde o começo na profissão sente um imenso orgulho de poder se dedicar ao salvamento de vidas e conquistar o reconhecimento dentro e fora da instituição: “Estou muito realizada. Eu ingressei na corporação há quinze anos e já tirei bastante serviço de rua, trabalhava no Rio de Janeiro na região do centro da cidade e hoje estou aqui em Teresópolis como sub-comandante do 16º GBM, muito satisfeita”

Veículos para emergências e resgates
O 16º GBM possui viaturas equipadas para os mais diversos tipos de emergência e a Major Mariana destaca que só é possível contar com veículos novos e modernos através dos recursos obtidos pela Taxa de Incêndio. O atendimento pré-hospitalar em via pública faz toda a diferença em casos de acidentes de trânsito, grandes traumas, atropelamento, quadros de parada cardiorrespiratória, de infarto, derrame e de insuficiência respiratória. O socorro médico acompanhado de equipamentos adequados como, por exemplo, desfibrilador, ajudam o paciente a chegar estabilizado até um hospital. O Corpo de Bombeiros em Teresópolis conta com duas UTIs móveis, que têm como base a sede do 16º GBM e a outra ambulância que fica no destacamento de Bonsucesso.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE