Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Boletos do IPVA estarão disponíveis a partir do dia 10

Pagamento em cota única tem desconto. Primeira data de vencimento é dia 22

Na próxima quarta-feira (10), a Secretaria de Fazenda disponibiliza em seu site os boletos para pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O IPVA é pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores: automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer.  Estão isentos do imposto veículos de  entidades filantrópicas; de aluguel (táxis, reboques e similares); adaptados a portadores de deficiência física; veículos oficiais; e veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Para imprimir o boleto basta acessar o site da secretaria (rj.gov.br/web/sefaz/principal) ou do banco arrecadador (www.bradesco.com.br). O proprietário digita o número do Renavam e obtém o boleto, que pode ser pago em qualquer agência bancária. Na página serão disponibilizadas as opções para pagamento em cota única ou parcelado em três vezes. Pagando em apenas uma etapa, é concedido o desconto de 3% sobre o valor do IPVA.

Como é feito o cálculo do IPVA?

Multiplica-se o valor venal do veículo por 4 e divide por 100. O valor de veículos usados é calculado através de pesquisa na imprensa e instituições especializadas, sendo então estimados os preços de mercado destes veículos, que será o valor venal a ser usado no cálculo acima. Importante lembrar que mesmo sem estar em dia com o IPVA é possível fazer a vistoria anual do Detran. Em cumprimento à lei 7.718/2017, o Detran-RJ permite o agendamento da vistoria de quem ainda não pagou o imposto.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE