Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Baile Rosa, diversão e muita informação na Casa de Portugal

Evento trabalhou de maneira diferente a importância da prevenção do câncer de mama

“Evento diferente de tudo o que foi feito na cidade no que diz respeito à prevenção do câncer de mama em Teresópolis”. Foi esta a impressão unânime do público que prestigiou o Baile Rosa na última quarta-feira, 11, no salão da Casa de Portugal, invadido pelo rosa, cor que representa a campanha mundial da prevenção ao câncer de mama. O Projeto D´Portas Abertas, idealizador do evento, junto aos apoiadores, patrocinadores e o clube, o Baile Rosa promoveu ações de beleza, bem estar em homenagem ao Outubro Rosa e com intenção de elevar a autoestima de mulheres. A iniciativa propôs ao público que entregasse como ingresso, um quilo de alimento não perecível ou item de higiene pessoal que foram doados a dois projetos assistenciais da cidade (Projeto Juntos Somos Mais da igreja São Judas Tadeu em Agriões e Missão Korea da Assembleia de Deus Filadélfia). Foram contabilizados 176 kg de alimentos entre arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de trigo e outros itens. E doados 26 produtos de higiene pessoal como sabonetes, algodão, shampoo, escova e creme dental.
No salão, além da Tenda da Beleza, exposição de acessórios de moda como lingerie Renda Fina, calçados My Way, Semi Jóias Silvia Ortiz, perfumes importados Lácrima, divulgações institucionais como o vestibular da Unopar e a palestra motivaconal para mulheres “O Oriente e Ocidente O Melhor dos Dois Mundos” e chocolates artesanais do Chocolate D´Teresópolis,  DelOro, Chocolate Comary, Red Velvet e Sucré Coloré com apoio institucional da agência Guppy, Jean Yoshii, Diego Leal Filmes, O Diário de Teresópolis e Diário TV. O evento Devemos agradecer a importante ajuda do Magazine Regina, Kiss, Instituto Dermatológico Dra Renata Furlanetto, Renda Fina, Lácrima e Sintonia do Corpo Sistema 5S.
A partir das 16h mulheres, com diagnóstico do câncer de mama e as convidadas da festa, foram recepcionadas por cerca de 15 profissionais da área da beleza, coordenadas pela equipe da cerimonialista Aline Quintão. Foram diversos profissionais que doaram seu tempo de serviço de espaços como a equipe Qualivita, um dos patrocinadores do evento, assim como alunas do curso de Estética da Unopar. Também participaram as equipes da Casa Vida, Trifisio, Art Unhas, Pele em Flor e profissionais autônomos como a maquiadora Luciene Velásques, Paulo Raphael e Maria Regina. 
A decoração foi lindamente preparada pela equipe da Louer Locação de Móveis e Objetos para Eventos liderada pela ornamentadora Raquel Nogueira com apoio da Canteiros e Pro Verde. Um lounge foi montado sobre o palco do salão que serviu de cenário para a Roda de Conversa dos profissionais da saúde como o ginecologista Dr Maurílio Schiavo, o oncologista Dr Camilo Campos, a nutricionista Stella Xavier, a psicóloga Maristela Gonçalves, a fisioterapeuta Monique Rocha, assim como a advogada Patrícia de Moraes. Eles esclareceram ao público presente questões ligadas ao câncer de mama até as dúvidas sobre os direitos do paciente. Antes deste bate papo com o público, a maquiadora Cláudia Lima e a nutricionista Flávia Freitas compartilharam seus depoimentos de força e fé no tratamento contra o câncer de mama e contaram como precisaram ser determinadas e focadas na cura da doença.
A jornalista Lisemara Guedes foi a mediadora da Roda de Conversa e também apresentou os momentos seguintes do evento até o ponto culminante do baile que foi a apresentação da Cia Lu Queiróz de dança de salão. Antes, passaram pelo palco a cantora teresopolitana Bia Fér que interpretou o sucesso “Trem Bala” e a Cia de dança do ventre Carol Falak. A música ao vivo ficou ao encargo do tecladista e cantor Marcos Nunes. Os artistas doaram os cachês em prol do projeto D´Portas Abertas.
Os eventos dentro do Outubro Rosa, possuem a intenção de chamar atenção principal do diagnóstico precoce da doença com exames de mamografia, toque mensal das mamas. Para as que recebem o diagnóstico e atravessam o tratamento, a intenção é de motivar a recuperação da auto estima e a superação da doença em si com atitudes positivas e ações de beleza e auto estima. 

O projeto
O Baile Rosa foi o primeiro evento do projeto D´Portas Abertas, criada pela radialista Rosana de Moraes em associação com a Casa de Portugal de Teresópolis. A criação do projeto, segundo ela, surgiu com a necessidade de iniciar um canal network entre pacientes, população, apoiadores, profissionais e instituições de saúde para tratar de diversas doenças graves, assim como câncer, doença pela qual a radialista atravessou há quatro anos com o diagnóstico do câncer de mama. “Foi lindo preparar um evento que tantas pessoas são envolvidas com o coração disposto a oferecer o melhor de si para beneficiar os outros. Percebemos que o mundo ainda tem jeito. Estão de parabéns todos os envolvidos, desde os patrocinadores, apoiadores, artistas, profissionais de beleza, saúde, bem estar e a Casa de Portugal, em nome do presidente Carlos Rocha, o vice presidente Serafim Gomes, o diretor social Aroldo Esteves e toda equipe do clube que muito colaborou para viabilizar o resultado positivo da ação beneficente”, acrescentou Rosana. “A adesão de pessoas engajadas e atuantes, como uma força tarefa, faz com o que a população busque mais os serviços de saúde e percam o medo de falar sobre as doenças graves”, acrescentou. E segundo a jornalista Lisemara Guedes, que apresentou o cerimonial da noite, um dia de evento é muito pouco para um assunto tão vasto e cheio de dúvidas a serem sanadas pelo público que demonstrou muito interesse nas respostas dos profissionais de Saúde e Direito durante a Roda de Conversa, assim como as importantes ações de cuidados do bem estar das pessoas na Tenda da Beleza. “O evento merece ser ampliado no próximo ano”, afirmou Lisemara.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE