Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aventura e beleza entre Teresópolis e Friburgo

De um lado, o Vale dos Frades. Conhecido pela cachoeira de mesmo nome, tem montanhas como o Morro dos Cabritos, Pedra do Índio e Dois Bicos. Do outro, Salinas. Local onde fica a sede do Parque Estadual dos Três Picos na região e as formações rochosas que dão nome a unidade de conservação ambiental. Um lugar fica em Nova Friburgo e o outro em Teresópolis.

Marcello Medeiros – Mochileiro
 

De um lado, o Vale dos Frades. Conhecido pela cachoeira de mesmo nome, tem montanhas como o Morro dos Cabritos, Pedra do Índio e Dois Bicos. Do outro, Salinas. Local onde fica a sede do Parque Estadual dos Três Picos na região e as formações rochosas que dão nome a unidade de conservação ambiental. Um lugar fica em Nova Friburgo e o outro em Teresópolis. Mas nenhum dos lados deixa a desejar em relação ao “vizinho” e juntos oferecem dezenas de opções de esportes e contato direto com a natureza. Caminhadas, escaladas, caminhos para mountain bike e banho de cachoeira, tudo isso não muito longe do centro da nossa cidade. Cruzar as duas localidades a pé é uma opção para conhecer as belezas dos dois municípios.

 

Descendo do Capacete para o Vale dos Deuses, visto abaixo

Uma boa dica é entrar por Teresópolis e seguir em direção às montanhas de Salinas. O acesso ao Vale dos Frades fica próximo ao quilômetro 20 da Estrada Teresópolis-Friburgo. Dali em diante, estradas de terra batida cortam propriedades rurais, verdes vales, rios e montanhas. Até a Cachoeira dos Frades, um dos cartões postais do município, são aproximadamente cinco quilômetros, com bastante sinalização indicando o caminho. No verão, é grande o número de teresopolitanos e turistas que procuram as quedas para se refrescar nas águas geladas. Quando vai chegando o inverno, o ideal é trocar sunga e biquíni por roupas leves e um bom calçado e caminhar pelas estreitas ruas até a Fazenda Itatyba – Trajeto também muito procurado por quem gosta de cavalgar ou pedalar.
O final da estrada principal se dá na grande propriedade, que em 1990 virou Área de Proteção Ambiental, segundo a Lei Estadual 1755. Para quem escolher caminhar até ali, a distância é longa: Da RJ-130, são 11 quilômetros (quase o mesmo que a trilha da Pedra do Sino, só para citar)! Mas todo esforço é recompensado quando se fica de frente para os Três Picos e Capacete, vislumbrando ainda a Caixa de Fósforos, a famosa “pedra equilibrista”.

 

Vistos da estrada dos Frades, as montanhas conhecidas como Dois Bicos

Do outro lado, montanhas como Anta Menor e Maior, Branca de Neve e o imponente Morro dos Cabritos. Além dessas formações rochosas, pelo caminho avistamos outras duas formações rochosas pouquíssimo visitadas, os Dois Bicos, também chamados de o Frade e Freira. E o melhor de tudo é que praticamente todas elas podem ser acessadas através de caminhada.

Pico Maior e Capacete, montanhas que só podem ser acessados através de escalada

Cruzando as fazendas
Para acessar Salinas através do Vale dos Frades, é preciso cruzar a Itatyba. Porém, o acesso só pode ser feito com autorização do pessoal da fazenda. Montanhistas são bem vindos, mas o respeito à organização local deve ser sempre mantido. Da portaria até o Vale dos Deuses, aproximadamente cinco quilômetros, boa parte em terreno íngreme. Mas a trilha semipesada é recompensada com visuais para o paredão do Capacete, para a equilibrista Caixa de Fósforos e nascentes ao longo do caminho.
Já na parte alta do Vale, diferente ângulo do Pico Maior, a montanha mais alta da região Serrana, com 2.366 metros de altitude. Na área descampada conhecida como Vale dos Deuses, é possível acessar a caminhada até a Cabeça de Dragão (2.018 metros de altitude), e, se preferir um passeio mais tranquilo, descer em direção a administração do Parque Estadual dos Três Picos. De lá, a vista para as três imponentes montanhas e o Capacete. Também há quedas d´água ao longo do caminho. Antes do sair do Vale dos Deuses, outra dica é pegar a trilha que leva até a base das vias de escalada Rodolfo Chermont e Sergio Jacob, no Capacete. A entrada fica próxima a antiga sede da fazenda do Mazzacaro, hoje base do PETP. O final dessa trilha já é bem alto e de onde se avista até o Pico do Caledônia, em Friburgo.
A travessia Frades x Salinas também pode ser feita no sentido inverso, com possibilidade de fazer uma caminhada pesada de Salinas até a RJ-130, em Teresópolis. Passando somente por nosso município, também há o caminho Vieira x Frades. O vale onde fica a cachoeira mais famosa da nossa cidade é tão bonito que frequentemente é usado como cenário em produções globais. A mais famosa foi o Memorial de Maria Moura. Se você quiser mais informações sobre caminhadas e escaladas em Salinas ou nos Frades, visite uma das reuniões sociais do Centro Excursionista Teresopolitano. Todas as quartas-feiras, a partir das 20h, na loja da Sociedade Pró-Lactário, no número 555 da Avenida Lúcio Meira, ao lado da ponte, na Várzea. O site do CET é o www.ceteresopolitano.org e o e-mail do clube é cet@ceteresopolitano.org

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Estácio Teresópolis recebe polo de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Trilha mais antiga da Serra dos Órgãos completa 183 anos

Ladrão “de nutella” ataca em loja na Várzea

Confira a programação do ChocoSerra nesta segunda e terça-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE