Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atleta Guilherme Malheiros participa de evento no CrossFit Burnout

Ele assombrou os criadores do esporte e mostrou que o famoso poder de adaptação do brasileiro é mesmo impressionante. Guilherme Malheiros, atleta da região dos lagos fluminense, colocou pela primeira vez o Brasil no cobiçado pódio do CrossFit Games, e isso tendo apenas 17 anos. A segunda colocação em sua primeira aparição na competição também abriu um precedente em uma das nações onde o esporte, de origem norte-americana, mais cresce em proporção de praticantes.

Anderson Duarte

Ele assombrou os criadores do esporte e mostrou que o famoso poder de adaptação do brasileiro é mesmo impressionante. Guilherme Malheiros, atleta da região dos lagos fluminense, colocou pela primeira vez o Brasil no cobiçado pódio do CrossFit Games, e isso tendo apenas 17 anos. A segunda colocação em sua primeira aparição na competição também abriu um precedente em uma das nações onde o esporte, de origem norte-americana, mais cresce em proporção de praticantes. Agora, todo mundo quer ser o Gui Malheiros pelo país, e sua marca no Snatch também elevou o padrão de treinamento no país. No último sábado, a CrossFit Burnout trouxe para Teresópolis o macaense, que além de comandar dois empolgantes WODs ainda encarou uma competição de recordes pessoais do exercício que o deixou famoso em todo o mundo.
O pessoal da Burnout até tentou, mas poucos no mundo conseguem competir com o adolescente, que na demonstração do último fim de semana levantou fácil 242 libras, ou 110 quilos no arranque. E a expressão fácil nem é assim um exagero, já que este ano no Games, Gui tirou do chão e assustou o mundo inteiro, 291 libras, ou 132 quilos neste mesmo movimento. O resultado foi tão importante, que apenas quatro atletas da categoria principal conseguiram superar a marca do adolescente. O atleta JP Moreira foi o teresopolitano que chegou mais próximo da marca de Malheiros e finalizou a disputa de PR com 98 quilos, também uma marca de respeito. No Games, nos Estados Unidos, Guilherme conquistou duas vitórias nas dez provas disputadas, o que fez com que o atleta da CrossFit Cavaleiros ficasse atrás apenas de outro fenômeno, o americano Angelo Dicicco, que levou para casa seu segundo título em três participações entre os adolescentes.
As marcas do crescimento do CrossFit no Brasil são evidentes e em 2017, já estamos atrás apenas dos criadores da modalidade, com mais de oitocentas boxes espalhadas pelo território brasileiro. Consciente de sua responsabilidade também nesse crescimento todo, Malheiros contou a nossa reportagem que agora pensa em ajudar a propagar a prática e se aprimorar para representar bem o país também na categoria principal. “Eu as vezes me surpreendo com tanta repercussão, mas sei que quanto mais tivermos praticantes e espaços para a prática do CrossFit no país, mais teremos condições de evoluir na modalidade. Ver tanta gente se dedicando ao esporte, até profissionalmente, é encorajador para continuar me empenhando para crescer. Também sei que agora nossa preparação vai ter que ser ainda mais intensa e focada. Nossa participação lá no Games foi muito legal, mas eu gostei muito e quero voltar, e voltar com o mesmo foco que tive nesta primeira participação, ou seja, ser o melhor no geral”, enalteceu o atleta.
Maurício Garcia, da New Limit, também agradeceu a presença de Malheiros na cidade e aproveitou para falar do crescimento da modalidade na cidade. “Hoje nós temos muitos praticantes na cidade e, como o próprio Gui disse, desse universo maior de praticantes pode ser que surja um excelente atleta, temos que pensar nisso e como todo esporte, continuar a investir nesse crescimento da modalidade e oferecendo eventos como esse aqui hoje, onde essa fera vem aqui para poder compartilhar com os nossos atletas as técnicas e as dicas que acumulou na sua experiência internacional. Nós precisamos agradecer também a generosidade desse menino em vir aqui e treinar pesado com o pessoal. Foi um dia a ser gravado para sempre na história da New Limit e da Burnout com certeza”, disse Maurício. 
Já o Coach Rodrigo Emerich não escondeu o seu contentamento em receber o atleta Gui Malheiros na box. “Para nós, tanto para mim, quanto para o Fábio Penido, é uma honra muito grande receber um atleta do porte do Malheiros aqui na Box. Todos os nossos alunos acompanharam e torceram muito por ele no Games e poder compartilhar um pouco da experiência e do tempo dele vai ser inesquecível para esses atletas. Assim que ele estabeleceu a marca no Snatch, quase todos os nossos alunos queriam aprimorar ainda mais a técnica e levantar mais peso. Isso é muito legal e a gente tem que agradecer como o Maurício disse a generosidade do Gui em compartilhar conosco sua experiência que já tão grande mesmo com tão pouca idade. Vejo hoje o Guilherme como um dos melhores atletas num futuro próximo e levando o nome do Brasil ainda mais longe, já que destaque e projeção ele já deu e muito”, enalteceu Rodrigo.
Depois de um aquecimento básico e um treinamento com valiosas dicas para os alunos da Burnout e convidados, Malheiros concluiu sua escalada no Snatch passando para a realização de dois WODs, ou seja, a sigla no inglês para Workout of the Day, algo como o treino do dia, nome dado a série de exercícios programados para aquele dia na Box. Com a participação de muitos alunos da academia e de convidados especiais de outras Boxes, os WODs foram intensos e deixaram esgotados grande parte dos competidores. De Wall Ball, Burpees, passando por Jump Boxes e Hand Stand Push-ups, os dois treinos foram pensados para explorar bastante a capacidade atlética dos alunos, que provaram e muito o dia de atividades com o campeão. Em seguida uma série de registros para as redes sociais, ambiente que o atleta, como todo adolescente, adora e usa muito. Um dos destaques da visita de Malheiros foi a foto feita por seu pai, Guga Malheiros, fotógrafo, no mirante do Soberbo, nela, Gui faz a posição marcante do CrossFit, o Pistol, com o Dedo de Deus ao fundo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE