Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Associação Agroecológica comemora 10 anos

Uma programação gratuita e com muitos atrativos celebra neste sábado (23), a partir das 9h, os dez anos de criação da AAT - Associação Agroecológica de Teresópolis. Afora a celebração, a Feira Orgânica da AAT funcionará no seu horário semanal de 8h às 12. Durante toda a manhã e início da tarde, a Feira oferece aos clientes legumes, frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos, além dos processados e lanches comercializados sempre aos sábados. A comemoração acontece na sede da AAT, localizada na Rua Tenente Luiz Meireles com a Fritz Weber, bem próximo à Rodoviária.

Uma programação gratuita e com muitos atrativos celebra neste sábado (23), a partir das 9h, os dez anos de criação da AAT – Associação Agroecológica de Teresópolis. Afora a celebração, a Feira Orgânica da AAT funcionará no seu horário semanal de 8h às 12. Durante toda a manhã e início da tarde, a Feira oferece aos clientes legumes, frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos, além dos processados e lanches comercializados sempre aos sábados. A comemoração acontece na sede da AAT, localizada na Rua Tenente Luiz Meireles com a Fritz Weber, bem próximo à Rodoviária.
Durante todo o dia, o público presente poderá conhecer a exposição fotográfica, “Caminhos da Agroecologia”, montada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A mostra é parte do manifesto lançado em 2015, apresentando a relação do agrotóxico nos alimentos com o câncer. A exposição registrou o cultivo da agricultora associada da AAT Dona Malvina e é um alerta ao uso abusivo de agrotóxicos no plantio. “Todos já sabem que o Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos, colocando em risco não apenas a saúde do consumidor, mas também a qualidade da água e do solo”, lembra Hugo Cerqueira, agricultor associado e um dos responsáveis pela organização dos 10 anos da Associação. Na celebração o projeto Música na Feira, anima a festa a partir das 10h, com os músicos e compositores Miguel Garcia e João Fernando, que chamarão ao palco os músicos e intérpretes convidados.

Oficinas
Para a celebração estão programadas oficinas de origami, com Sonia Pacheco; compostagem doméstica, com o agricultor Gilson Lima; horta caseira, com a agrônoma e associada Ana Paula Pergorer, todas pela manhã. No período da tarde, haverá oficina de culinária com suco verde, com a associada e produtora de processados Ana Litardo; de processamento da massa de puba, com a agricultora Silvana Pestana e de utilização de plantas comestíveis não cultiváveis (pancs) na alimentação, o agricultor e associado Raphael Pacheco. Por fim, a oficina de encabamento de ferramentas, com os agricultores Victor Cheraut e Rogério Sampaio completa a programação organizada pelos associados para comemorar os 10 anos de criação da AAT. As oficinas são abertas ao público e gratuitas.

A Associação
Criada oficialmente em 2007, a AAT é fruto de uma longa conversa entre os agricultores da região que já plantavam orgânicos e decidiram se unir para fortalecer e garantir a expansão do movimento da agroecologia na serra de Teresópolis e arredores. Em 2005, esse grupo de apicultores e agricultores começaram as conversas e debates para amadurecer a ideia e criar um modelo que satisfizesse a todos os comprometidos com boas práticas na agricultura.  
Hoje consolidada, a AAT reúne 59 produtores do cultivo em base agroecológica e da produção de alimentos orgânicos processados. Os produtores associados estão situados na região de Santa Rita, Fischer, Ponte Nova, Sapucaia, Vargem Grande, Vieira, Guapimirim e na cidade, onde plantam legumes, verduras, hortaliças e cultivam frutas em pomares sem o uso de agrotóxicos. 
Na Associação Agroecológica de Teresópolis os associados discutem e trocam conhecimento não apenas nos dias de feira, mas nas reuniões bimensais e nas visitas de verificação de conformidade orgânica, de acordo com a lei federal e instruções normativas do Ministério da Agricultura. “A responsabilidade social e ambiental é a base da agroecologia, ciência cada vez mais aplicada na prática de plantio por ser de menor impacto ao solo e à água. Com a agroecologia garantimos alimentos mais nutritivos e saudáveis”, explica Valentine Van Roye, coordenadora geral da AAT, que lamenta o Brasil ser campeão no uso de agrotóxicos.

Certificação
O processo de certificação dos alimentos produzidos pelos agricultores da AAT é feito por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG) em parceria com a ABIO-Associação dos Produtores Biológicos do Rio de Janeiro. Aos agricultores cabe a responsabilidade de utilizar apenas a adubação orgânica aceita pela legislação, associadas à pratica de manejo do solo em conformidade com a agroecologia. Nas visitas realizadas aos sítios e fazendas de plantio orgânico dá-se a troca de experiências e conferência das práticas agroecológicas. “Esse é um importante momento do cultivo de orgânico e que faz a grande diferença daquele que usa agrotóxicos. Nosso SPG é composto pelos associados da AAT e pela ABIO, o Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (o OPAC), que é a pessoa jurídica, que tem a responsabilidade pelas atividades desenvolvidas por nós perante o Ministério de Agricultura”, diz Valentine.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE