Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos do Colégio Carmo visitam instalações do Grupo DIÁRIO

Crianças estão estudando a importância dos veículos de comunicação para a nossa sociedade

Como é feito um jornal impresso? De onde vem as imagens que recebemos em nossas casas na TV? Por que é tão importante se informar? Essas foram algumas das respostas que os alunos do Pré I e do Pré II do Colégio Nossa Senhora do Carmo vieram buscar nas instalações do Grupo DIÁRIO em visita especial realizada pela instituição esta semana. Guiados pelas professoras Fabiana Costa e Vanessa Cunha, além do auxílio das tias Kamila Salomão e Mislene Sheefer, os alunos conheceram toda a estrutura do maior grupo de comunicação da cidade e com a condução do jornalista Anderson Duarte, entenderam passo-a-passo como se produz uma notícia, desde o processo de apuração até a veiculação dessa notícia. Os cerca de quarenta estudantes estiveram na redação de O DIÁRIO, nos estúdios da DIÁRIO TV e também viram como é alimentado o portal de informações NETDIARIO, o caçulinha do grupo.


A principal atração na Redação foi mesmo a ilha de edição de vídeo, onde os pequenos acompanharam em tempo real a edição de uma matéria jornalística e de um programa da emissora
O Colégio Nossa Senhora do Carmo desenvolve diversas atividades sobre a importância dos veículos de comunicação na formação e manutenção da nossa sociedade, e através desta visita, incorpora no trabalho desenvolvido em sala de aula o aspecto prático, proporcionando esse contato do estudante com a prática profissional. Muito jovens e também curiosos, os alunos tiveram a chance de perguntar tudo o que quisessem, e como criança gosta mesmo de perguntar e de conhecer coisas novas, a visita também foi muito divertida.
A cada espaço visitado, diversas novidades para os pequeninos, que com certeza chegaram em casa com muitas coisas novas para contar aos pais, irmãos e familiares. Logo na entrada, no primeiro pavimento da sede, os estudantes conheceram o espaço dedicado as palestras, cursos, as visitas especiais e também as exposições culturais do Grupo DIÁRIO. Ali foram apresentadas ao espaço e receberam a informação de que dali para frente, elas iriam conhecer, em cada passo, como eram feitas as muitas reportagens que o veículo de comunicação leva todos os dias aos teresopolitanos. Este ano o grupo comemora seus trinta anos de fundação e ao longo destas décadas, teve sua trajetória, quase que confundida com o próprio crescimento do município.


Empolgação mesmo foi registrada quando os alunos se viram projetados na TV, captados pelas lentes do Canal 4. Tinha aluno que não conseguia parar de se ver e de admirar a magia da transmissão de imagens
Já no segundo andar, depois é claro de fazer muita farra na recepção da Redação, os estudantes tiveram a chance de conhecer o centro de trabalho do departamento de jornalismo do Grupo, a Redação, que para os pequenos foi um dos espaços mais fascinantes. Muitos computadores, equipamentos desconhecidos da maioria, máquinas fotográficas, jornais espalhados pelas mesas, ilhas de edição de vídeo, de gravação de áudio, controle externo de estúdio, enfim, muita coisa fascinante, até mesmo para os adultos, imagine para os alunos. A principal atração foi mesmo a ilha de edição de vídeo, onde os pequenos acompanharam em tempo real a edição de uma matéria jornalística, com o editor Rodrigo Medeiros e também o processo de edição de um dos programas da emissora, com o editor Gilberto Oliveira. A cada click dado pelos editores uma pergunta, um suspiro e aquelas carinhas de quem descobriu algo novo e fascinante. Ainda muito atentos às explicações do Jornalista Anderson Duarte, os estudantes conheceram todo o processo de produção, diagramação, impressão e montagem do jornal impresso, com o editor-chefe de O DIÁRIO, Marcello Medeiros.
Mas a magia e o encantamento estavam mesmo guardados para o último andar do prédio, onde funcionam os estúdios da DIÁRIO TV. Assim que entraram no ambiente, as luzes, câmeras, pedestais, microfones, cenários e tudo mais que compõe o espaço, provocaram um verdadeiro alvoroço entre os pequenos, difícil de ser contido pelas tias Vanessa e Fabiana. Mas a empolgação logo ficou ainda maior quando os alunos se viram projetados na TV, captados pelas lentes do Canal 4. Tinha aluno que não conseguia parar de se ver e de admirar a magia da transmissão de imagens. Reunidos no estúdio, os alunos receberam uma palestra sobre os meios de comunicação na história, conheceram mais a fundo o processo de construção de um programa de televisão ao vivo, tiraram duvidas sobre a produção para TV e ainda puderam fazer uma bela homenagem aos pais, que nesse domingo, 12, comemoram o seu dia. Ensaiados, os quase quarenta alunos cantaram para as câmeras da DIÁRIO TV, uma bela canção com mensagem de amor pelos dia dos pais. As escolas interessadas em marcar uma visita guiada a sede do Grupo DIÁRIO, podem fazer o agendamento pelo numero: 994365717, de segunda a sexta-feira.

 


A cada espaço visitado, diversas novidades para os pequeninos, que com certeza chegaram em casa com muitas coisas novas para contar aos pais, irmãos e familiares, sobretudo nos equipamentos da TV

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE