Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alerj instala CPI para combater sonegação fiscal

Investigação aponta que aproximadamente 30% do ICMS é desviado

O combate à sonegação fiscal será objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada esta semana na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O grupo, que será presidido pelo deputado Paulo Ramos (PDT), escolheu como vice-presidente e relator os deputados Coronel Jairo (MDB) e Jânio Mendes (PDT), respectivamente. Segundo o deputado Paulo Ramos, atualmente, cerca de 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é sonegado. "O estado vem sendo apunhalado nas suas finanças públicas. Vamos verificar se, fechados os dutos por onde escorrem os impostos, o estado arrecada mais e pode cumprir com as suas obrigações", explicou o parlamentar. Além do trabalho de investigação, Paulo Ramos disse que pretende construir uma base de dados. "Queremos, com isso, apresentar alternativas para o Governo para diminuir a sonegação fiscal no estado", completou.
A CPI também é composta pelos deputados Dr. Julianelli (PSB), Carlos Osório (PSDB) e Milton Rangel (DEM). O próximo passo da comissão, segundo o presidente, será convidar os ex-secretários de Estado de Fazenda para prestar esclarecimentos. "Cada um acumulou uma experiência e pode nos revelar como se dá a sonegação e quais mecanismos são utilizados. Isso será de suma importância para o nosso trabalho", afirmou. Em seguida, os deputados pretendem ouvir representantes de setores que detém maior parte da contribuição de ICMS. "Cerca de 12 setores são responsáveis pela arrecadação de 85% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias recolhido pelo estado. Ou seja, a sonegação pode estar de uma forma mais acentuada nesses setores, então vamos ouvir as entidades representativas deles", antecipou Paulo Ramos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE