ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

A importância do trabalho psicopedagógico nas universidades

Data: 12/07/2018

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos foi representado pelas psicólogas Aryane Gonçalves Dias e Luciana Domard - GeCom/UNIFESO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi representado pelas psicólogas Aryane Gonçalves Dias e Luciana Domard no Seminário Saúde Mental do Estudante de Medicina e II Encontro dos Serviços de Apoio da ABEM RJ/ES, organizado pelo Programa de Apoio Psicopedagógico do Estudante (PAPE - FCM/UERJ). Realizado no município do Rio de Janeiro, o evento buscou conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos Serviços de Apoio ao Estudante, promover a troca de experiências exitosas, compartilhar as propostas de superação dos impasses, contribuir para a construção do conhecimento no âmbito da saúde mental do estudante, integrar os Serviços de Apoio existentes, além de auxiliar a implantação de novos serviços.
Na mesa de abertura do encontro, foi abordada a reforma curricular e perfil do aluno da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Na ocasião, as psicólogas do UNIFESO comentaram que “para nós é inevitável comparar com a realidade do curso de graduação em Medicina do UNIFESO, que passou pelo processo de implantação da metodologia ativa no segundo semestre de 2005 e hoje apresenta o currículo consolidado, sendo referência para estudantes que buscam o Ensino Baseado em Problemas (PBL na sigla em inglês) ”. 
O evento seguiu com discussões sobre temas acerca da saúde mental do estudante, como “O Curso de Medicina faz mal à saúde de seus alunos?” e “Medicação e automedicação psiquiátrica: limites e excessos”, sendo ainda discutidas questões relevantes à saúde mental e o sofrimento psíquico associado à formação, como “Humanização do ensino e qualidade de vida do aluno”, “Formação Médica: efeitos de uma conjuntura sobre a saúde mental do estudante” e “Mentoria discente e docente: uma estratégica pedagógica para a ampliação do cuidado”. 
Em uma roda de conversa dos serviços de apoio das instituições presentes, cada instituição teve a chance de falar sobre sua realidade. Algumas estavam em processo de implantação do serviço de apoio psicopedagógico e tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos já consolidados, como o do UNIFESO. De acordo com a psicóloga Aryane, “causou espanto e curiosidade ao grupo saber que a FESO conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico desde 1989. São poucas as instituições que ampliaram o atendimento para todos os cursos de graduação. As dificuldades de atuação e as angústias do dia a dia foram compartilhadas. As demandas de sofrimento e ansiedade trazidas pelos estudantes de Medicina são as mesmas em todas as instituições, independente da metodologia adotada pela instituição de ensino. A maturidade adquirida pelos anos de atuação do NAPPA se traduz na maneira com que conseguimos gerenciar as demandas dos atendimentos aos estudantes e demais demandas institucionais”. 
Ainda falando sobre o encontro, a psicóloga Luciana destacou que “o fato do nosso núcleo ser o responsável pelo Programa de Acessibilidade da instituição chamou a atenção dos participantes. Nos pareceu ser mais um pioneirismo da FESO. Ficamos com a certeza de que ainda temos muito a aprender, mas que devemos sempre lembrar da nossa história para continuar crescendo com nossos erros e acertos”, avaliou Luciana. 
O NAPPA do UNIFESO tem como finalidade atender as demandas dos estudantes com dificuldades psicopedagógicas e/ou necessidades especiais, garantindo o acesso e o acompanhamento das atividades acadêmicas. Mais informações no site www.unifeso.edu.br/acessibilidade.php.

 

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso com 160 quilos de cocaína na região serrana

Prefeitura vai licitar transporte público, água e esgoto

Deputados proíbem venda da Cedae

Educação investe na formação continuada de seus profissionais

Ex-prefeitos deixaram PMT sem dinheiro e devendo muito

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ