Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

127 anos comemorados com muitos eventos em Teresópolis

Chocolate, eventos religiosos e culturais... Muitas atrações até o fim do mês de julho

Durante todo o mês acontecerão diversos eventos pelos 127 anos de emancipação político administrativa de Teresópolis. No fim de semana passado, por exemplo, aconteceram os eventos Cultura de Raiz e Música na Matriz. Ainda dentro dessa área, a exposição coletiva “Imagens da Cidade”, pode ser visitada na Casa de Cultura, de 2 de julho até o dia 26 de agosto. A galeria também receberá no período de 4 de julho a 26 de agosto, ‘Marcos Pereira – Exposição Retrospectiva’, que reúne a produção do artista entre 2011 e 2018. Já a SOARTE – Sociedade dos Artistas de Teresópolis – realizará a sua mostra coletiva de 4 de julho a 5 de setembro, na Galeria Sami Mattar, no hall do 2º piso da Prefeitura. 
Carros importados e nacionais, modelos clássicos que marcaram época vão estar na “Exposição de Automóveis Antigos” nos dias 7 e 8 de julho, no Teresópolis Golf Clube, a partir das 8h (veja matéria na página 3). A edição especial do “Serveja”, um dos maiores eventos de cervejas artesanais e gastronomia de rua do estado será nos dias 13, 14 e 15 de julho. Na sexta, 13, a festa começa às 18h, e nos dias 14 e 15, às 12h, com instalação de telão, na Praça Olímpica, no domingo, 15, para que, se o Brasil estiver na disputa do título da Copa do Mundo. O evento tem o apoio da Prefeitura.
No domingo (8), serão realizados uma missa e um culto em comemoração aos 127 anos de Teresópolis. A missa será na Paróquia de Santo Antônio, às 11h, na Av. Oliveira Botelho 630, no Alto. O culto acontecerá na Igreja Batista Lagoinha, às 19h, na Av. Lúcio Meira, 833, na Várzea. 
Em sua 10ª edição, o Encontro de Busólogos de Teresópolis acontecerá no dia 14 de julho, a partir das 8h, com recepção dos participantes no Soberbo. Em 15 de julho haverá a Caminhada Turística, com saída às 9h da Feirinha do Alto em direção ao Soberbo, com aferição de pressão arterial e medição de glicose no final do trajeto.  A programação pelo aniversário da cidade termina com a ‘Festa do Chocolate de Teresópolis 2018’, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 10h às 22h, na Casa de Portugal. A programação está sujeita a alterações.

Crochê Terê nas ruas
No último domingo, 1º de julho, o projeto Crochê Terê abriu as comemorações pelo 127º aniversário da cidade com a decoração de cerca de 60 árvores em torno de cinco quilômetros de extensão das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, no canteiro central da Reta, na Várzea. Iniciativa de Márcia Filgueiras, apoio da Prefeitura e adesão de CDL, Sincomércio, ACIAT, o trabalho começou em 2017 com o envolvimento do Grupo Divas, tem a participação do Grupo Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, CRAS Alto e mobiliza grande número de artesãos voluntários, da cidade e também do Rio de Janeiro. 
“Esse é um movimento internacional de arte urbana, chamado Yarn Bombing, que integra o crochê ao espaço público. Trouxe a ideia para Teresópolis, o projeto iniciou com o grupo de mulheres Divas e novos participantes foram aderindo. A decoração ficará nas árvores durante 30 dias, depois os trabalhos serão higienizados, reciclados, transformados em mantas e tapetes e doados”, explicou Márcia Filgueiras.
O CRAS Alto se mobilizou durante um mês para o Crochê Terê. “Fiquei feliz em receber o convite e mostrar o trabalho realizado pelo CRAS com os grupos de mulheres, que abraçaram a causa. Temos que participar e alegrar a cidade com esse trabalho coletivo”, comentou Adriana Marques, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadora do projeto Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, do Rosário, Saionara Schumacher reuniu um grupo de voluntárias e também adotou uma árvore. “Mulheres da comunidade se juntaram ao trabalho, que divulga a produção do nosso projeto de geração de renda”, assinalou.
As cariocas Dora Guilhon, Paula Santana e Clara Coutinho subiram a serra para participar do Crochê Terê. “Somos do Rio, costumamos vir aqui, soubemos da intervenção e aderimos. Somos um grupo que decorou quatro árvores. Foi uma união de amores ao projeto. Vai dar um colorido à cidade e tornar as pessoas mais humanas em relação ao lugar onde moram”, opinou Dora.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE